POTIGUAR: Atual campeão, ABC quer manter a hegemonia no Estadual

Dois jogos abrem a primeira rodada nesta quarta-feira e outros dois completam os jogos na quinta

por Agência Futebol Interior

Natal, RN, 23 (AFI) – Dois jogos abrem nesta quarta-feira a primeira rodada da Copa Cidade de Natal, uma espécie de primeiro turno do Campeonato Potiguar. Em campo, nada mais nada menos do que o atual campeão ABC, que busca o bicampeonato e manter a hegemonia dos últimos anos no Estadual.

COBERTURA COMPLETA
O Portal FUTEBOL INTERIOR acompanha todos os Campeonatos Estaduais do Brasil online pelo PLACAR AO VIVO e também depois com comentários e destaques da rodada. Baixe também o Aplicativo - App Placar FI - tanto pelo Google Play como APP Store.

VEJA TODOS OS DETALHES DOS ESTADUAIS

OS FINALISTAS
Na edição 2020 o time alvinegro derrotou o arquirrival América na grande decisão, chegando ao seu 56.º título Estadual. Aliás, nos últimos anos o time alvinegro tem “dominado” as conquistas do Campeonato Potiguar, uma vez outra deixando escapar a conquista para o América, como aconteceu em 2012, 2015 e 2019.

Para esta temporada, ABC e América apostaram em mudanças nas suas comissões técnicas. O ABC contratou Sílvio Criciúma, técnico que nos últimos anos tem feito alguns bons trabalhos. Ele dirigiu o Central em 2020, também tendo passagem nos outros anos por Grêmio Anápolis, Itumbiara, Anapolina, Aparecidense e Trindade.

COPA DO BRASIL - ZÉ RAFAEL FOCADO NO TÍTULO AO PALMEIRAS

TÉCNICO BEM COTADO
Já o arquirrival América buscou pelo técnico Evaristo Piza, que livrou o Botafogo-PB do rebaixamento no último Campeonato Brasileiro da Série C. O treinador é experiente e conhecido principalmente no futebol paulista, onde dirigiu Guarani, XV de Piracicaba e Mirassol.

Enquanto ABC e América optaram por treinadores mais rodados, o Santa Cruz foi o time que mais “ousou” e contratou Eugênio Gomes, de 27 anos, o mais jovem entre os técnicos dos oito clubes da elite do Campeonato Potiguar. Ele foi analista de desempenho do clube nos últimos cinco anos e recebeu a oportunidade em 2021.

ABC estreia nesta quarta-feira buscando o 57.º título Estadual
ABC estreia nesta quarta-feira buscando o 57.º título Estadual

OS JOGOS
A primeira rodada do Estadual terá dois jogos nesta quarta-feira. Enquanto Potiguar e Santa Cruz se enfrentam às 15h30, no estádio Edgarzão, em Assu, mais a noite o ABC recebe o Globo, às 21h45, no Frasqueirão, em Natal.

Os outros dois jogos da rodada acontecerão na quinta-feira, com o América recebendo o Força e Luz às 15 horas, na Arena das Dunas, em Natal; e o Palmeira recebendo o Assu, no mesmo horário, no Frasqueirão, na capital potiguar.

O REGULAMENTO
Composto por oito times, o campeonato é disputado em dois turnos (Copa Cidade do Natal e Copa Rio Grande do Norte) no sistema de pontos corridos. Ambos têm decisão entre os dois primeiros com vantagem do empate para o time de melhor campanha. Os campeões de cada turno avançam à final. Caso o mesmo time ganhe os dois turnos será declarado campeão.

O pior time no somatório geral é rebaixado. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. Final é disputada no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Persistindo empate em pontos e saldo de gols, a taça é decidida na disputa de pênaltis.

Próximos Jogos
Potiguar de Mossoró-RN x Santa Cruz
24/02/2021 15:30
ABC x Globo-RN
24/02/2021 21:45
América-RN x Força e Luz
25/02/2021 15:00
Palmeira x Assu
25/02/2021 15:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!