Há 32 anos, emblemático atacante fazia o primeiro gol na carreira pela Portuguesa

Bentinho marcou época no clube lusitano deixava seu primeiro gol como profissional diante do XV de Piracicaba

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 02 (AFI) - Exatamente 32 anos atrás, Bentinho dava inicio a uma trajetória de sucesso vestindo uma das camisas mais tradicionais de São Paulo: a da Portuguesa. Pela equipe lusitana, marcou no dia 2 de junho de 1988 seu primeiro dos 75 gols com a equipe paulistana.

A primeira vítima na carreira de Bentinho foi o XV de Piracicaba, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 1988. E a partida contou com particularidades que fazem o confronto ser ainda mais curioso.

Marcado para ser disputada originalmente no dia 18 de maio, o jogo teve que ser cancelado por causa de um gato que veio a falecer eletrocutado no quadro de energia do Canindé. O felino foi responsável pela remarcação do embate, já que a eletricidade deixou de funcionar ainda na primeira etapa. Naquele momento, a Portuguesa jogava mal e perdia a partida por 1 a 0, resultado que estava eliminando a equipe lusitana antecipadamente da competição estadual.

Bentinho fazia parte do elenco da Lusa em 88
Bentinho fazia parte do elenco da Lusa em 88
Já com a partida remarcada para o dia 2 de junho, a Portuguesa entrou bem na partida. A atuação fez com que a equipe vencesse a partida por 1 a 0, com Bentinho marcando pela primeira vez com a camisa lusitana, dando sobrevida na disputa por uma vaga na fase final do Paulistão de 1988.

Posteriormente, a Portuguesa não conseguiu a classificação. O clube terminou na 5ª colocação do Grupo B –na época, o regulamento previa classificação para os 4 primeiros de cada grupo. Somando 19 pontos, a equipe terminou 4 pontos atrás do Palmeiras, 4º colocado e último classificado em seu grupo.

NOME MARCADO NO FUTEBOL NACIONAL
Artilheiro, Bentinho ainda teve outras passagens de destaque além da Portuguesa. O habilidoso atacante passou por diversos clubes do futebol nacional e internacional. Atuando com a camisa do São Paulo, o jogador chegou a levar a artilharia do Campeonato Paulista de 1995 –na ocasião, marcou 20 gols.

Fora do estado de São Paulo, a equipe que Bentinho mais se destacou foi o Botafogo. Pela equipe carioca, foi campeão estadual em 1997. Ainda teve passagens pelo Cruzeiro e diversos times do exterior, principalmente do Japão.

Com mais de 250 gols feitos durante toda a sua carreira, Bentinho se aposentou em 2004, aos 34 anos. Sua última equipe foi o Avispa Fukuoka, do Japão.

Natanael Oliveira, especial para a FPF