Há sete anos, Portuguesa comemorava sua última conquista

Equipe foi campeã da Série A2, feito que já tinha conseguido em 2007

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 12 (AFI) - Em 12 de maio de 2013, exatamente sete anos atrás, a Portuguesa conquistava seu segundo título na história do Campeonato Paulista da Série A2. O adversário da final foi o Rio Claro, que venceu a partida, mas viu o time rubro-verde ficar com a taça por ter melhor campanha na somatória das fases.

CAMPANHA
Na primeira fase do estadual, as 20 equipes participantes se enfrentavam em um campeonato de pontos corridos em turno único. Após as 19 rodadas disputadas, a Portuguesa fez uma campanha consistente, terminando em segundo lugar, somando 40 pontos, atrás somente do Osasco Audax, que fez 45.

Há sete anos, Portuguesa comemorava sua última conquista (Foto: Leonardo Britos/FPF)
Há sete anos, Portuguesa comemorava sua última conquista (Foto: Leonardo Britos/FPF)

Além dos bons números nessa primeira fase do torneio, o clube ainda terminou como a melhor defesa, sofrendo apenas 11 gols e o segundo melhor ataque, com 31 bolas na rede.

Classificada para a segunda fase, a Portuguesa não teve dificuldades. Contra Capivariano, Catanduvense e Comercial, a equipe terminou como líder e garantiu vaga para a final vencendo cinco das seis partidas e somando 15 pontos.

DECISÃO
O adversário da final foi o Rio Claro. A primeira partida foi disputada no Estádio Augusto Schmidt Filho, casa do time alviazul. Com um elenco mais forte, já que disputava a Série A do Campeonato Brasileiro, o time lusitano fez valer sua maior capacidade técnica e venceu por 2 a 1, gols de Correa e Matheus. Alex Afonso descontou para os mandantes.

Apesar da vantagem na ida, a festa da Portuguesa quase foi 'melada' pelo adversário, que abriu 1 a 0 já no segundo tempo e deixou apreensiva a torcida que compareceu ao Canindé. Como tinha melhor campanha, a Portuguesa ficou com a taça mesmo apesar da derrota por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
Portuguesa 0 x 1 Rio Claro

Jogo de Ida: Rio Claro 1x2 Portuguesa
Data: 12/05/2013
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo
Árbitro: Vinicius Furlan

Portuguesa: Glédson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Muralha (Ferdinando), Corrêa, Matheus, Souza e Jean Mota (Moisés); Flecha Arraya.
Técnico: Edson Pimenta.

Rio Claro: Cleber; Leiryelton, Gilberto Alemão, João Paulo e Givanildo; André Bilinha, Nando (Marcelinho), Wendell (Diogo Siston) Jocinei; Alex Afonso e Romarinho (Rodrigo).
Técnico: Paulo Roberto.

Gols: Jocinei (7'/2ºT).

Cartões Amarelos: Matheus Humberto, Souza e Valdomiro; Givanildo, Nando, André Bilinha, Gilberto Alemão e Rodrigo.