Copa Paulista: Ídolo da torcida, Zé Maria é o novo técnico da Portuguesa

O ex-lateral vinha atuando como técnico na Europa e na África, e fará seu primeiro trabalho no Brasil

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 02 (AFI) - Para comandar a Portuguesa na Copa Paulista de 2019, o clube foi atrás de um dos maiores ídolos da torcida. Trata-se de Zé Maria, lateral-direito dos anos 1990 e que estava atuando como técnico no futebol da Albânia.

Revelado nas categorias de base do Canindé, Zé Maria teve duas passagens na Lusa. A primeira passagem foi de 1991 a 1996, quando vestiu a camisa rubro-verde em 119 partidas e marcou cinco gols, já a segunda foi uma rápida passagem no ano de 2008, pouco antes de se aposentar dos gramados.

Além de jogar na Portuguesa, Zé Maria também atuou como jogador no Palmeiras, Cruzeiro e Vasco, no Brasil, além de Perugia, Parma, e Inter de Milão, na Itália, e Levante, na Espanha.

Após encerrar sua carreira como jogador, Zé Maria começou a trabalhar como técnico na Itália e depois migrou para o leste europeu onde treinou equipes da Romênia, e Albânia, além de ter uma passagem no continente africano, no Quênia. Acumula na sua experiência como treinador o título de 2017 da SuperCopa Queniana, além do título da SuperCopa na Albânia. Nesses dois países, Zé Maria chegou a receber convites para assumir a seleção nacional, mas declinou de ambos.

Empolgado com seu novo desafio, o ex-craque do Canindé falou sobre sua expectativa de comandar a Lusa, que será o primeiro time que comandará no Brasil.

“Vamos trabalhar duro para que possamos buscar o nosso objetivo que é colocar a Portuguesa de volta em seu lugar de destaque”, analisou o ex-lateral.

Sobre a Copa Paulista, Zé Maria foi enfático em dizer que é preciso ter foco na competição.

“A Copa Paulista é uma competição muito importante para a Portuguesa, pois é o primeiro passo para a Lusa voltar a ter lugar de destaque, e por isso não podemos ter improvisações”, completou.

Zé Maria ainda falou um pouco sobre voltar a trabalhar no Clube que o revelou para o futebol.

“Para mim voltar a trabalhar na Portuguesa, agora como treinador, é um motivo de orgulho, de amor, pois comecei aqui com 11 anos de idade, então vou buscar transmitir a todos o que eu senti aqui, esse orgulho de vestir a camisa da Lusa, independente da situação que ela se encontra e vamos atrás dos resultados”, declarou o novo técnico lusitano.

Zé Maria deverá será apresentado no Centro de Treinamento do Parque Ecológico do Tietê na próxima segunda-feira, data que está marcada a reapresentação do elenco luso. O contrato do novo treinador por enquanto será até o final da Copa Paulista.