Após sonhar com Leão, Portuguesa contrata técnico Ailton Silva

Treinador assinou contrato de um ano com a Lusa e começa a discutir planejamento nesta terça

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 15 (AFI) – Se o Corinthians oficializou a chegada de Tite, a Portuguesa também confirmou a contratação de seu novo treinador para 2015. Após sonhar com Emerson Leão, Doriva e Pintado, a Lusa acertou a contratação de Ailton Silva para a disputa do Paulistão do próximo ano. O acordo aconteceu, na noite desta segunda-feira, e o contrato será de um ano.

A princípio, o novo comandante lusitano iniciará os trabalhos de campo apenas no dia 5 de janeiro, quando está agendada a reapresentação do elenco. Nesta terça-feira, contudo, ele já iniciará as conversas sobre planejamento e contratações. Ele também pretende antecipar os exames médicos de alguns jogadores para não perder tempo.

Ailton Silva assume a Portuguesa em uma momento conturbado
Ailton Silva assume a Portuguesa em uma momento conturbado
Em contato com o Portal FI, Ailton Silva mostrou-se muito consciente com relação ao momento turbulento da Portuguesa. Por conta disso, ele sabe o início de trabalho será complicado. Tanto que a meta é primeiramente manter o time na elite paulista e, depois, pensar em algo maior na Série C do Brasileiro, cujo principal objetivo é o acesso.

“Sabemos que é um grande desafio assumir um time do tamanho da Portuguesa em um momento difícil como este. O clube passa por uma reformulação profunda, inclusive em sua nova diretoria, e precisaremos ter paciência neste início de trabalho”, afirmou ao Portal FI.

PRIMEIRO GRANDE
Após trabalhar muito tempo na base do São Caetano, Ailton Silva ganhou a oportunidade de assumir o time profissional interinamente, após a demissão de Leão no fim de 2012. Após quase levar o time do ABC paulista à Série A naquele ano, foi efetivado para 2013. Nos anos seguintes, dirigiu Mogi Mirim e Ferroviária, de onde saiu em outubro deste ano.

Embora não tenha tanta rodagem como treinador, Ailton Silva mostrou conhecer o elenco da Portuguesa, além de estar atento ao noticiário do clube do Canindé. Tanto que elogiou a possibilidades de parcerias com outros grandes de São Paulo. O São Paulo chegou a oferecer ajuda, colocando jogadores como os laterais Luís Ricardo e Clemente Rodríguez à disposição.

“Acompanhei alguns jogadores da base aqui que têm totais condições de serem aproveitados. É importante também buscar este tipo de parcerias com grandes clubes. O São Paulo chegou a oferecer publicamente ajuda. Falaram na imprensa em Luís Ricardo e Clemente Rodríguez. Não tenha dúvidas que são jogadores que poderiam resgatar seu bom futebol aqui. O Clemente já foi jogador de seleção. O Luís é ídolo aqui”, respondeu.

Apesar do discurso otimista, a missão de Ailton Silva será complicada. Afinal, ele assume uma Portuguesa em crise financeira e política, além de ter amargado dois rebaixamentos consecutivos no Brasileirão e na Série B. Para ajudar, o time está com planejamento atrasado, já que foi o último a anunciar seu treinador e também não ter contratado ninguém oficialmente.

 
 
" />