Volante troca Portuguesa pelo futebol da Coréia do Sul

Jogador esteve no elenco da Lusa na campanha do acesso à elite

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 02 (AFI) - O volante Ferdinando trocou a Portuguesa pelo Incheon United, da Coréia do Sul e assinou contrato até dezembro de 2012. O jogador está em Incheon – cidade vizinha da capital coreana Seul – desde o dia 25 de janeiro, quando se apresentou no time Azul e Preto para exames médicos. A rescisão com a Lusa aconteceu nesta quinta-feira, em São Paulo.

Esta é a segunda transferência ao futebol coreano realizada pela Lusa no início de 2012. O meia Ivo – autor do gol de acesso dos portugueses no último ano – chegou na Ásia ainda no início de janeiro por intermédio da empresa parceira da Lusa. O empresário César Soler comandou a negociação com os coreanos.

“Em primeiro lugar quero agradecer à Portuguesa, a toda sua diretoria e à esta torcida maravilhosa por toda confiança que depositaram em mim, de poder estar jogando e ter um ano maravilhoso e de colocar a Lusa de volta ao seu lugar, que é a Série A”, disse Ferdinando, que sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Série B 2011 com a equipe do Canindé.

Ele defendeu Lusa em 18 partidas no Campeonato Paulista 2011 e em 19 no Brasileirão da segunda divisão, quando marcou um gol. No dia 28 de setembro, o jogador sofreu uma fratura no osso rádio do braço direito. Titular absoluto da equipe comandada pelo técnico Jorginho até o momento ficou até o fim da competição se recuperando no departamento médico luso.

“Estou saindo. Foi uma coisa boa que apareceu em minha vida, em minha carreira. Espero poder um dia voltar à Portuguesa e conquistar mais títulos. Quero agradecer essa torcida maravilhosa que é a da Lusa. Quero agradecer também a todos os funcionários do clube. Criei um vínculo, uma amizade com eles. Uma família. Desejo felicidade a eles. De onde estiver ficarei torcendo para a equipe conquistar mais títulos, muitas vitórias”, resumiu Ferdinando na despedida aos torcedores e funcionários. O técnico Jorginho foi lembrado pelo ex-camisa 5 da Lusa em sua despedida. “Um cara que me deu muita força neste um ano que fiquei na Portuguesa”.

Sobre a transferência para o Incheon United, da Coréia do Sul, Ferdinando explica que sua dedicação lá será a mesma exercida na Portuguesa. Disse ainda que espera conquistar títulos na Ásia. “Estou indo para um clube grande, um clube que está depositando toda a confiança em mim. Vou chegar lá e dar o meu melhor, o mesmo que fiz quando cheguei na Portuguesa. Chego para conquistar títulos e ser vencedor. Espero aproveitar o melhor possível”, concluiu Ferdinando.

O Incheon United-COR realiza a primeira parte de sua pré-temporada nos Estados Unidos. Depois, segue para a China para completar o período de treinamentos antes da estreia da K-League, em março. Ferdinando se encontrará com o grupo apenas em solo chinês. Enquanto a delegação treina em território americano, o brasileiro permanece em Incheon com a equipe B se condicionando fisicamente.

Ferdinando Pereira Leda nasceu no dia 22 de abril de 1980 em Grajaú (MA). Ele mede 1,79m de altura e pesa 66 quilos. Volante com boa marcação, bom passe e posicionamento, já defendeu o Palmas-TO (2001-2004), CFZ-RJ (2004), Vitória-BA (2005), Avaí-SC (2006/2007-2009), São Bento-SP (2007), Grêmio-RS (2010) e Portuguesa-SP (2011). No currículo possui os títulos do Campeonato Tocantinense 2001, 2003 e 2004 (Palmas), Campeonato Baiano 2005 (Vitória), Campeonato Catarinense 2009 (Avaí), Campeonato Gaúcho 2010 (Grêmio) e Campeonato Brasileiro Série B 2011 (Portuguesa).

 
 
" />