Atlético Roraima-RR 0 x 7 Portuguesa - Lusa elimina time alugado!

por Agência Futebol Interior

Boa Vista, RR, 24 (AFI) – A Portuguesa está na segunda fase da Copa do Brasil. Jogando no Estádio Ribeirão, em Boa Vista, a Lusa goleou o Atlético Roraima, por 7 a 0, pelo jogo de ida da primeira fase. Como o regulamento determina que em caso de vitória do time visitante por dois ou mais gols de diferença não existe a necessidade do jogo de volta, o time paulista está classificado.

Dessa maneira, a Lusa encara na segunda fase a Ponte Preta, que eliminou o JV Lideral-MA ao golear, por 4 a 0, em jogo realizado em Campinas. No primeiro jogo, os times ficaram no empate sem gols. O primeiro confronto deve acontecer em Campinas, no próximo dia 10 de março. A Lusa tem a vantagem de jogar o segundo duelo em casa por estar em melhor colocação que a Macaca no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O time da capital é a 17.ª colocada, enquanto a Ponte está em 24.º lugar.

1, 2, 3...
A Portuguesa jogou com tranqüilidade desde o primeiro minuto, quando teve a primeira grande chance de gol. Marco Antonio mandou para dentro da área e Preto Costa cabeceou com perigo e mandou a bola por cima do gol de Osmar. O goleiro do Roraima sabia que teria muito trabalho com o ataque da Lusa e já entrou em campo preparado para o pior.

Osmar começou sua árdua tarefa de buscar as bolas no fundo das redes aos 10 minutos, quando Preto Costa abriu o placar. Marco Antonio cobrou falta para dentro da área e o zagueiro Thiago Gomes desviou de cabeça, deixando Preto Costa livre pra tocar de perna esquerda e marcar o primeiro gol da Lusa.

Depois do gol a Portuguesa continuou melhor e poderia ter ampliado aos 16. Marco Antonio pegou de fora da área e chutou forte, mandando a bola perto do gol de Osmar. Dois minutos depois, Fabrício recebeu de frente para Osmar e chutou forte, mas dessa fez o goleiro fez um milagre e evitou o segundo gol lusitano.

Depois disso começou a triste rotina de Osmar, em que ele tinha que buscar as bolas no fundo das redes. Aos 20, Fabrício lançou para Biscayzacu, que dominou e tocou para Luís Ricardo chutar. Osmar defendeu e, no rebote, o uruguaio completou. O terceiro aconteceu dois minutos após. Fabrício chutou da entrada da área e mandou no canto esquerdo baixo de Osmar.

A única fez que o Roraima ameaçou foi aos 32. Nenê cobrou falta e o goleiro Andrey fez boa defesa. No contra-ataque, Marco Antonio fez boa trama com Luís Ricardo e cruzou para Biscayzacu, que dominou e chutou cruzado no canto direito do goleiro, marcando o segundo dele no jogo e o quarto da Lusa ainda no primeiro tempo.

Estava fácil e a Lusa poderia ter ampliado aos 38. Biscayzacu chutou forte, o goleiro Osmar tentou encaixar a bola e ela passou por entre as pernas do arqueiro e bateu na trave antes de ir pela linha de fundo.

Poupando e gols!
Com a classificação praticamente confirmada, o técnico Vagner Benazzi realizou duas alterações no intervalo para poupar os jogadores lusitanos. O treinador tirou Marcos Paulo e Marco Antonio e promoveu as entradas de Glauber e Jean Natal, respectivamente. Mesmo assim, o time paulista teve boas chances. No primeiro minuto, Biscayzacu chutou e mandou pela linha de fundo. No lance seguinte, o uruguaio arriscou em chute forte e o goleiro fez um milagre.

O resultado estava favorável para a Lusa e o time paulista pouco se esforçou para aumentar a vantagem. Aos 24, Fabrício arriscou chute de fora da área e mandou a bola na trave. No minuto seguinte, Fabrício cobrou falta para dentro da área e Glauber completou de cabeça para marcar o quinto gol português no norte do Brasil.

A Portuguesa ainda marcou mais duas vezes. Aos 37, Celsinho aproveitou cruzamento de Paulo Sérgio e apenas escorou para dentro do gol. No minuto seguinte, o goleiro Osmar deu rebote no chute de Celsinho e Luís Ricardo apenas mandou para o fundo das redes e fez o sétimo. O oitavo só não aconteceu devido a defesa de Osmar na tentativa de calcanhar de Luís Ricardo.

Ficha Técnica

Atlético Roraima-RR 0 x 7 Portuguesa

Local: Estádio Ribeirão, em Boa Vista – RR
Árbitro: José de Caldas Souza – DF
Cartões amarelos: Willian, Tita, Rafael, Anderson (Atlético); Glauber (Portuguesa)
Gols: Preto Costa 10'/1T, Biscayzacu 20'/1T e aos 32'/1T, Fabrício 22'/1T, Glauber 25’/2T, Celsinho 37’/2T e Luís Ricardo 38’/2T (Portuguesa)

Atlético Roraima
Osmar; Régis (Peterson), Willian, Henrique e Tita (Anderson); Nenê, Rafael, Diogo e Luciano (Guilherme); Douglas e Jonas.
Técnico: Dener.


Portuguesa
Andrey; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabricio; Acleisson, Marcos Paulo (Glauber), Marco Antonio (Jean Natal) e Henrique; Luís Ricardo e Gustavo Javier Biscayzacu (Celsinho).
Técnico: Vágner Benazzi.