Português: Lanterna vence após oito meses; líder Benfica se isola

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 14 (AFI) - Na continuação da 23ª rodada do Campeonato Português neste domingo, ocorreu um fato inusitado. O Belenenses, lanterna da competição, finalmente venceu um jogo. O feito aconteceu diante do Olhanense, na vitória por 3 a 1 conquistada fora de casa.

Veja também:
Inglês: Rooney faz 2 de novo e Manchester United volta à ponta

Benfica se isola na liderança
No jogo das 15 horas, o Benfica entrou em campo sabendo que precisaria de uma vitória para se isolar na liderança, já que o Braga estava na cola com o resultado positivo que conseguiu neste sábado.
Para quem não entendeu, vai a explicação: o Belenenses não vence desde a segunda rodada do nacional, quando bateu o Naval por 2 a 0, em agosto do ano passado. Enfatizando ainda mais o fato, o lanterninha vinha de sete derrotas consecutivas, caminhando a passos largos rumo à segundona no país.

Com o primeiro triunfo em quase oito meses, o Belenenses foi a 14 pontos na competição, ainda ocupando o último lugar, à seis pontos da salvação, também conhecida como Olhanense, time que conseguiu perder para o lanterna.

A equipe derrotada ocupa a primeira posição fora da zona de rebaixamento, com 20 pontos conquistados, no 14º lugar. O herói da vitória foi um brazuca - Lima, ex-jogador do Avaí, marcou dois dos três gols do Belenenses no duelo do desespero.

No outro jogo já realizado deste domingo, o Leixões recebeu o Vitória de Setúbal e se deu mal, perdendo a partida por 2 a 1. As duas partidas também estão ameaçadas de rebaixamento, e com a vitória, a equipe de Setúbal se distanciou da zona da degola, indo a 20 pontos na 13ª colocação. Já o Leixões é o penúltimo colocado, com 15 pontos ganhos.

Diante do Nacional, na Ilha da Madeira, a equipe de Lisboa fez o que precisava para conseguir os três pontos, e saiu vencedora por 1 a 0, com um gol de Cardozo, aos 20 minutos da etapa complementar. Com a vitória, o Benfica foi a 58 pontos, três a mais do que o vice-líder Braga.

Já o Nacional se manteve na parte intermediária da tabela, com 29 pontos ganhos na oitava colocação.Em boa fase na temporada após a vitória por 4 a 0 sobre o Belenenses na última rodada, além do bom empate por 0 a 0 fora de casa diante do Atlético de Madrid pela Liga dos Campeões da Europa, o Sporting recebeu o Vitória de Guimarães no Estádio José Alvalade e saiu vencedor, por 3 a 1, no jogo das 17h15.

Sporting segue no embalo

Para variar, Liédson deixou sua marca novamente, marcando o segundo gol do confronto, ainda aos nove da primeira etapa, em um jogo que foi decidido logo no primeiro tempo. Com o resultado, o time de Lisboa foi a 38 pontos, se consolidando no quarto lugar do Campeonato Português, que dá vaga na Liga Europa, à frente do próprio Vitória, que tentava alcançar o posto na tabela.

Com a derrota, a equipe de Guimarães segue na cola do Sporting, agora cinco pontos atrás dos Leões, com 33 pontos ganhos na quinta colocação. Fechando a rodada, Paços Ferreira e Marítimo se enfrentam nesta segunda-feira.

Confira os jogos da 23ª rodada:

Sexta-feira
Naval 1 x 0 União Leiria

Sábado
Braga 1 x 0 Rio Ave
Academica 1 x 2 Porto

Domingo
Olhanense 1 x 3 Belenenses
Leixões 1 x 2 Vitória de Setúbal

15 horas
Nacional da Madeira x Benfica

17h15
Sporting x Vitória de Guimarães

Segunda-feira
17h15

Paços Ferreira x Marítimo

Veja a classificação!