Federação Piauiense sinaliza interesse nas '5 substituições' e espera CBF

Segundo a FFP, o assunto será discutido mais afundo com os oito clubes da elite Piauiense em breve

por Agência Futebol Interior

Teresina, PI, 13 (AFI) - Após o anúncio da Fifa de que as competições poderão adotar a medida de permitir cinco substituições nas partidas em 2020, as federações estaduais brasileiras começam a se pronunciar sobre o assunto. Nesta quarta-feira (13) foi a vez da Federação de Futebol do Piauí (FFP) manifestar o interesse em incluir essa nova regra em suas competições, em especial a elite estadual.

Segundo a entidade que gere o futebol piauiense, o assunto será discutido mais afundo com os oito clubes participantes da primeira divisão estadual após a adoção da regra pela CBF, que também caminha para isso. Depois disso, a FFP também irá colocar a novidade em pauta para os times da Série B do estado. A ideia da Federação é terminar as disputas da elite, antes de dar inicio a segunda divisão.

Federação Piauiense sinaliza interesse nas '5 substituições' e espera CBF
Federação Piauiense sinaliza interesse nas '5 substituições' e espera CBF
"Ninguém nem discutiu isso ontem durante a videoconferência com os clubes. Se a CBF vai usar, nós também vamos colocar. Nós não discutimos isso e vamos fazer só com a certeza da volta porque se a gente confirmar agora abre discussão para outras coisas. Vamos discutir isso com calma", disse o presidente da FFP, Robert Brown Carcará.

Em seu comunicado, divulgado na sexta-feira, a International Board (IFAB, na sigla em inglês), órgão que faz a gestão das regras do esporte, sugeriu que essa alteração pontual e temporária deve entrar imediatamente em vigor e será aplicada nas competições que estejam previstas para ser concluídas até 31 de dezembro de 2020. A FIFA logo acatou e deixou a decisão nas mãos das federações. Mas, segundo a entidade, essa nova regra irá 'proteger o bem-estar dos jogadores'.