PIAUIENSE: Após sair na frente, River tenta segurar vantagem para ficar com o título

O Galo Carijó, maior campeão estadual, busca seu 31ª titulo e o Altos quer o tricampeonato, de forma seguida

por Agência Futebol Interior

Teresina, PI, 12 (AFI) - River e Altos decidem neste sábado (13) quem será o campeão do Campeonato Piauiense de 2019. Após o Galo Carijó ter vencido o jogo de ida, pelo placar de 3 a 2 de virada, as duas equipes voltam a se encontrar no segundo jogo das finais do estadual está marcado para a 18h30, no Estádio Albertão.

O Portal FUTEBOL INTERIOR acompanha todos os Campeonatos Estaduais do Brasil online pelo PLACAR AO VIVO e também depois com comentários e destaques da rodada. Baixe também o Aplicativo - App Placar FI - tanto pelo Google Play como APP Store.

VEJA TODOS OS DETALHES DOS ESTADUAIS !

Por ter feito melhor campanha, o River pode ser campeão com dois empates. Porém como venceu na ida, no jogo de sábado poderá erguer a taça até se perder por um gol de diferença. Do outro lado, apenas a vitória por dois gols de diferença interessa ao Altos.

Após sair na frente, River tenta segurar vantagem para ficar com o título
Após sair na frente, River tenta segurar vantagem para ficar com o título
River e Altos vem travando uma disputa a parte no Campeonato Piauiense, tanto que nos últimos cinco anos, apenas as duas equipes foram campeões no estado. O Galo Carijó foi tricampeão nos anos de 2014, 2015 e 2016. Porém em 2017 e 2018, o Jacaré ficou com as taças e agora tenta igualar o feito de seu adversário para chegar ao tri.

Porém, o que conta a favor do River, é que nos últimos três anos, a equipe viu o Altos ser superior nos confrontos, mas em 2019 segue invicto nos duelos com o Jacaré: um empate e duas vitórias - ambas na casa do adversário, o Estádio Felipão.

HISTÓRIA
Na história do estaduais, o River é o maior campeão isolado, com 30 títulos em 104 campeonatos disputados. Dois times tentam encostar nessa conta, mas ainda estão longe: Flamengo-PI com 17 canecos e Parnahyba, com 13. Do outro lado, o Altos, que é um time novo, fundado em 2013, ou seja, tem três anos, já faturou dois titulos.

TIMES E ARBITRAGEM
Em desvantagem, o Altos terá que se desdobrar para ficar com o título. Para a partida, o técnico Maurílio Silva não poderá contar com o zagueiro Ramon Baiano, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e também tem dúvida sobre o defensor Leone, que sentiu uma contusão no jogo de ida e será reavaliado. De qualquer forma, a equipe está animada na busca pelo título, foi isso que mostrou o presidente Warton Lacerda.

"É hora de focar, se organizar. Tivemos uma reunião com jogadores e comissão, e sabemos que a final é de 180 minutos. Passaram 90, faltam mais 90. Vamos entrar com seriedade, e dizer que a final do campeonato só acaba no sábado, às 20h30", disse o mandatário em entrevista à imprensa piauiense.

Do outro lado, o técnico Flávio Araújo tem força máxima para escalar o time titular do River. Porém, após boas atuações, o comandante tem duas dúvidas. Isso por que, Rhuann e Tote foram fundamentais para o gol que garantia a vitória do Galo no primeiro jogo e agora podem aparecer entre os titulares. A equipe tem a chance de ser campeã de forma invicta e o treinador falou sobre isso.

"Eu não tinha observado este fato (o time ainda não perdeu sob seu comando), pois a gente se preocupa mesmo em ser campeão. Primeiro objetivo é esse, da maneira como for é o que menos importa, mas se for para ser assim, vai ser extraordinário", comentou Flávio.

Além disso, a Federação de Futebol do Piauí, divulgou na noite desta quinta-feira, os árbitros responsáveis por conduzir o segundo jogo da decisão. Porém, o árbitro será o mesmo do duelo de ida: Diego da Silva Castro.Ele terá como assistentes: Márcio Iglesias e João Thiago Carvalho, diferente do jogo passado.

CONFIRA O REGULAMENTO DO COMEÇO AO FIM DO ESTADUAL
O Campeonato Piauiense de 2019 está sendo disputado em 3 fases. Na primeira fase, as seis equipes jogarão entre si em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos (fase classificatória). Os quatro melhores colocados avançarão para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Os vencedores das semifinais disputarão a final também em jogos de ida e volta.

O campeão e o vice ganharão vaga na Copa do Brasil de 2020. Somente o campeão disputará a Copa do Nordeste de 2020. Além disso, o campeão estadual e o vice também disputarão a Série D do Brasileiro de 2020.

Ficha Técnica

River

River
3 x 0
Altos

Altos

Fase
Final
Rodada
2ª rodada
Data
13/04/2019
Horário
18h30
Local
Albertão - Teresina (PI)
Árbitro
Diego da Silva Castro

Assistentes
Márcio Iglésias Araújo Silva e João Thiago Carvalho Reis

Gols
River: Cris Maranhense 23' 1T, Bismarck 42' 1T, Eduardo 12' 2T
River
Técnico:
Altos
Técnico: