Alesp aprova parecer favorável a projeto para instituir 'Prêmio Roberto Avallone'

Vítima de parada cardiorrespiratória, ícone do jornalismo esportivo faleceu em 25 de fevereiro

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 02 (AFI) - A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou parecer favorável ao projeto de resolução 17/19, de autoria da deputada Leticia Aguiar (PSL), que institui o 'Prêmio Roberto Avallone de Valorização do Futebol Paulista'.

Em seu parecer, o relator, deputado Tenente Nascimento (PSL) também reforçou a importância da propositura apresentada pela representante natural de São José dos Campos.

O projeto de resolução prevê a formação de uma seleção de jogadores do ano. Dez jornalistas, de veículos de comunicação diferentes, devem escolher os melhores.

Ex-Globo, Avallone faleceu em fevereiro de 2019 após problema cardíaco
Ex-Globo, Avallone faleceu em fevereiro de 2019 após problema cardíaco

Além da cerimônia de premiação, a ser realizada na Assembleia Legislativa anualmente, no mês de fevereiro, com entrega de troféu e diploma aos vencedores, os eleitos participam de jogo beneficente contra uma grande equipe do futebol brasileiro.

GRANDE FIGURA

Roberto Avallone surgia irreverente, autêntico e pregando o 'jornalismo futebol clube', utilizando jargões que ficaram na boca de muitos fãs, como 'no pique', 'exclamação', 'interrogação', entre outros.

CARREIRA

O jornalista foi vencedor de dois Prêmios Esso de Informação Esportiva (78 e 86), Prêmio Itaú de Jornalismo (82), tricampeão do Troféu Ford Aceesp e Troféu Bola de Ouro.

Na TV, Avallone teve passagens por Bandeirantes, Rede TV e Gazeta, na qual por mais de 20 anos comandou o 'Mesa Redonda – Futebol Debate', além de fazer parte do programa diário 'Gazeta Esportiva'.

A última participação em televisão foi no programa Redação, do SporTV. Ele também passou por outros importantes veículos de comunicação: Última Hora, Jornal da Tarde, Rádio Globo e Jovem Pan.