Pernambucano: Governo autoriza e estadual deve voltar no fim do mês

'Plano A' visa a volta dos jogos no dia 28, último domingo de Junho, segundo presidente da Federação

por Agência Futebol Interior

Recife, PE, 2 (AFI) - Com a estabilização da curva de contágios em Pernambuco, o Governo do Estado divulgou um plano gradual de reabertura. Na fase 4.3 do plano, o futebol é contemplado. Nela, os clubes poderão retomar os treinos presenciais, seguindo um rígido protocolo. O anúncio foi feito pelo secretário Bruno Schwambach.

SOFRIMENTO EM QUEDA

Ao longo da evolução da pandemia no Brasil, Pernambuco foi um dos estados a sofrer mais. Ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas, o estado sempre figurou no top-5 de casos e mortes no país. Por conta disso, sempre adotou medidas mais severas de contenção aos vizinhos e apresentou níveis de isolamento mais altos.

Até o momento do fechamento dessa reportagem, 2.933 pessoas haviam morrido por COVID em PE. Nas últimas 24 horas, contudo, o número de mortes e novos casos seguiu a tendência de queda registrada nas últimas duas semanas. Foram registrados 608 contágios e 58 novas mortes. A porcentagem de UTIs ocupadas também caiu.

Clubes precisarão seguir diretrizes para garantir retorno do futebol em Pernambuco (Foto: Anderson Stevens / Sport Recife) - Anderson Stevens / Sport Recife
Clubes precisarão seguir diretrizes para garantir retorno do futebol em Pernambuco (Foto: Anderson Stevens / Sport Recife)
REABERTURA

Com a queda nos números, o governo lançou um plano de reabertura das atividades. Ele é dividido em cinco níveis, baseados no contágio, cada um com diferentes fases. O nível 4, já iniciado, conta com quatro fases. Nele, o futebol é contemplado na fase 3, onde os clubes estarão autorizados a retomar os treinos presenciais. A data prevista para a liberação é 15 de Junho.

ESTADUAL DE VOLTA

Dois níveis depois, na fase 3.1, sem data definida para ocorrer, é permitida a realização dos jogos de futebol profissional. Estes devem ser realizados sem torcida. Com base nisso, o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, já projeta a volta do estadual. Segundo ele, o "Plano A", caso a queda na curva se confirme, visa o retorno dos jogos no dia 28 deste mês.

EM ABERTO

No fim de março, o Campeonato Pernambucano foi interrompido antes da última rodada da primeira fase. Nela, Santa Cruz e Salgueiro estavam classificados diretamente às semifinais. O Salgueiro, inclusive, já havia garantido uma vaga na Série D de 2021.

Um pouco abaixo, cinco clubes brigavam por quatro vagas nas quartas de final: Retrô (3°), Náutico (4°), Sport (5°), Afogados da Ingazeira (6°) e Central (7°). Mais abaixo, o Petrolina (8°, com chances remotíssimas de classificação), Decisão Bonito (9°, já eliminado) e Vitória das Tabocas (10°, já eliminado), buscam um melhor caminho no Quadrangular do Rebaixamento.