Paulista A3: De ‘Rei do Acesso’ a ‘novato’, técnicos vivem expectativa por acesso

Luis Carlos Martins, Cléber Gaúcho, Renato Peixe e Fahel Júnior disputam o acesso para a Série A2

por Federação Paulista (FPF)

Campinas, SP, 30 (AFI) - O Campeonato Paulista da Série A3 teve início no dia 25 de janeiro, sofreu uma paralisação de quase seis meses, foi retomado em 18 de setembro e agora está em sua fase decisiva. Com trabalhos iniciados desde a pré-temporada e um logo após a quarta rodada, os técnicos semifinalistas vivem a expectativa da conquista do acesso. ‘Rei do Acesso’,

Luis Carlos Martins terá um duelo tático diante de seu ex-atleta Cléber Gaúcho. Do outro lado, o ‘juvenil’ Renato Peixe encara o rodado Fahel Júnior.

LC Martins é considerado o 'Rei do Acesso' e vem fazendo uma brilhante campanha pelo Noroeste (Foto: Bruno Freitas / Noroeste)
LC Martins é considerado o 'Rei do Acesso' e vem fazendo uma brilhante campanha pelo Noroeste (Foto: Bruno Freitas / Noroeste)

'REI DO ACESSO'
Um dos mais vencedores técnicos do futebol paulista, Luis Carlos Martins tem acessos conquistados por Guaçuano, Paraguaçuense, Noroeste, Matonense, Mirassol, Oeste, Comercial e São Caetano. Não à toa leva a alcunha de ‘Rei do Acesso’. Natural de Cafelândia, mas revelado pelo Noroeste como atleta, está em sua terceira passagem como técnico do clube de Bauru, onde tem sua residência.

“Já rodei bastante no futebol e todos conhecem o peso da camisa alvirrubra. Fiquei muitos anos trabalhando longe de Bauru e chegou a hora de voltar, ficar perto da família, dos amigos e também está na hora de o Noroeste disputar a Série A2”, disse o técnico em sua apresentação há um ano.

O Velo Clube, de Cleber Gaúcho, quer surpreender o Noroeste (Foto: Paulino Mello / Velo Clube)
O Velo Clube, de Cleber Gaúcho, quer surpreender o Noroeste (Foto: Paulino Mello / Velo Clube)

CLÉBER GAÚCHO
Adversário do Noroeste na semifinal, o Velo Clube é comandado por Cléber Gaúcho. Após iniciar a carreira de técnico em 2014, foi campeão da Copa Paulista 2016 com o XV de Piracicaba, o que rendeu ao clube uma vaga na Série D do Brasileiro. Cléber avalia que um acesso no Paulistão A3 ficará marcado.

“Sei que vou enfrentar um oponente, que é o cara, junto com o Luiz Carlos Ferreira, que tem o maior número de acessos. Inclusive foi meu técnico no União Barbarense em 2000. Me espelho muito nele e se eu conquistar metade do que ele conquistou está bom. Para ter sucesso nessa carreira é importante ter acessos e ser vencedor. Por mais que você faça trabalhas bons, o resultado final é o que conta”, diz ele que como atleta comemorou acessos com XV de Piracicaba, Criciúma-SC e Brasil de Pelotas.

'NOVATO' RENATO PEIXE
Também ex-atleta, Renato da Cunha Pereira, o Renato Peixe, está apenas em seu primeiro trabalho como técnico de um time principal. No comando do EC São Bernardo desde a temporada passada, pela segunda vez chega a uma fase decisiva. Como jogador, também teve conquistas no futebol paulista especialmente por São Bernardo FC e Guaratinguetá.

Renato Peixe é considerado o 'novato' desta semifinal (Foto: João Romoli / EC São Bernardo)
Renato Peixe é considerado o 'novato' desta semifinal (Foto: João Romoli / EC São Bernardo)

“Dos quatro semifinalistas, sou o mais novo. Sou ‘juvenil’ como treinador, mas tenho estudado e colocado em prática o que joguei. Foram 20 anos de carreira. Parei de jogar faz pouco tempo e consigo falar a linguagem do jogador. Consegui acessos na Série A3 e Série A2, então a divisão não é surpresa para mim. Na Copa Paulista cheguei na semifinal. Conseguindo esse acesso eu já consigo uma marca importante para minha carreira e vai me acrescentar muito”, fala.

FAHEL JÚNIOR
Único técnico que não iniciou o campeonato – assumiu o Comercial na quinta rodada -, Fahel Júnior não acha que esteja em desvantagem. Comandante do Santo André no acesso para a Série A2 em 2008, o treinador rodou por outros clubes, chegando a dirigir o Rio Claro no Paulistão de 2014. Experiente, o comandante coloca o acesso como uma realização para ele e para o clube.

“Qualquer acesso é importante e subir com o Comercial vai ser muito bom. Estou aqui desde fevereiro vivendo a paixão da torcida, o fanatismo. Você fica empolgado não só pelo acesso, como pela cidade. A festa que fizeram no último jogo foi de time grande. O acesso vai ser importante tanto pra minha carreira, quanto para a torcida e para o clube”, avalia.

Dos quatro técnicos, apenas Fahel pegou a equipe no meio do campeonato (Foto: Rafael Alves / Comercial)
Dos quatro técnicos, apenas Fahel pegou a equipe no meio do campeonato (Foto: Rafael Alves / Comercial)

DATAS MARCADAS
As semifinais do Paulista A3 começam neste sábado (31), com o duelo entre Velo Clube e Noroeste, às 17h. No domingo (01), Comercial e EC São Bernardo jogam às 16h. As partidas de volta ocorrem no domingo seguinte (07), em São Bernardo do Campo, às 15h, e em Bauru, às 17h30. Os vencedores dos confrontos garantem vaga na Série A2 de 2021.

Por Ruben Fontes Neto, especial para FPF