Capivariano e Portuguesa Santista lideram a Seleção FI do Paulista A3

Leão da Sorocabana foi o ataque mais positivo da primeira fase, enquanto a Briosa teve a melhor defesa

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 26 (AFI) - A primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3 chegou ao final, enfim. Assim, está definido: Portuguesa Santista, Capivariano, Atibaia, Desportivo Brasil, Barretos, Noroeste, Velo Clube e São Carlos seguem na luta pelo acesso. Por outro lado, Mogi Mirim, Matonense, Manthiqueira, União Barbarense, Marília e Rio Branco estão rebaixados. Nessa 19ª rodada, os destaque foram o Leão da Sorocabana e a Briosa.

O Capivariano, equipe com o ataque mais positivo até o momento, fez o dever de casa e goleou a Matonense por 4 a 0. A Portuguesa Santista, fora da Baixada, derrotou o Barretos pelo placar mínimo e manteve a melhor defesa do Estadual. Dessa forma, o time luso emplacou o técnico Sérgio Guedes na Seleção FI, escrete que vai montado no 3-5-2.

Capivariano e Portuguesa Santista lideram a Seleção FI do Paulista A3 (Foto: Renan de Souza Vieira/Portuguesa Santista)
Capivariano e Portuguesa Santista lideram a Seleção FI do Paulista A3 (Foto: Renan de Souza Vieira/Portuguesa Santista)
O TIME
Rodrigo Calchi (Portuguesa Santista);
Bruno Leal (Olímpia), Lucas Cezani (Monte Azul) e Pablo (Capivariano);
Bruno Luka (Capivariano), Diego (Monte Azul), Edson Pio (Desportivo Brasil), Marcelinho (Taboão da Serra) e Yuanshu Zhang (Desportivo Brasil);
Pedro (Capivariano) e Max Pardalzinho (Olímpia).
Técnico: Sérgio Guedes (Portuguesa Santista).

COMO ELES FORAM NO ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA FASE?
Goleiro:

Rodrigo Calchi (Portuguesa Santista): A Briosa foi até Barretos precisando vencer para se manter líder sem depender de outros resultados, enquanto o BEC queria os três pontos para tentar chegar ao quarto lugar. E quem se deu melhor foi o time visitante, graças ao arqueiro. Rodrigo Calchi fez várias defesas e manteve o 1 a 0.

Pio integra a Seleção FI da 19ª Rodada do Paulista A3 (Foto: Divulgação)
Pio integra a Seleção FI da 19ª Rodada do Paulista A3 (Foto: Divulgação)
Zagueiros:
Bruno Leal (Olímpia): O Galo Azul tinha uma difícil missão para escapar do rebaixamento: vencer o até então vice-líder. E conseguiu, com um 2 a 0 irretocável. Os donos da casa souberam encontrar usar a bola aérea para chegar ao gol, tanto que foi assim que Bruno Leal abriu o placar. No restante do jogo, fez uma firma atuação defensiva.

Lucas Cezani (Monte Azul): O AMA precisava da vitória para eliminar qualquer chance de rebaixamento. Um dos destaques do triunfo dos donos da casa foi o defensor, que parou o ímpeto do Manthiqueira, que buscava se despedir da A3 da melhor maneira possível.

Pablo (Capivariano): A Matonense nem atacou muito, entretanto, quando foi à frente, se deparou com o zagueiro Pablo. Com uma atuação muito sólida, parou todas as tentativas de chegada da equipe visitante.

Volante
Bruno Luka (Capivariano): Fez o que se espera de um bom volante: deu o combate para evitar o ataque adversário, além de iniciar as jogadas ofensivas de sua equipe com muita qualidade no passe. Acabou recompensado com o terceiro dos quatro gols capivarianos sobre a Matonense.

Meias
Diego (Monte Azul): Logo aos 16 minutos do primeiro tempo, fez o gol que manteve o Monte Azul no terceiro escalão estadual. No restante do confronto com o Manthiqueira, fez a bola correr, cadenciando e acelerando a partida nos momentos certos.

Edson Pio (Desportivo Brasil): Com muita categoria, fez dois gols de pênaltis antes da meia hora da primeira etapa com o Mogi Mirim. Nos demais 60 minutos, foi aquele jogador experiente de sempre: distribuiu o jogo, auxiliando o ataque, e orientou o posicionamento, buscando ficar o menor tempo possível sem a posse de bola.

Max Pardalzinho integra a Seleção FI da 19ª Rodada do Paulista A3 (Foto: Divulgação)
Max Pardalzinho integra a Seleção FI da 19ª Rodada do Paulista A3 (Foto: Divulgação)
Marcelinho (Taboão da Serra): Apesar de o Taboão ter entrado na rodada sem chances de classificação e o Noroeste precisar da vitória para tentar chegar ao G4, Marcelinho não se importou com o panorama das duas equipes e buscou o gol a todo momento. No segundo tempo, foi premiado com dois tentos, o segundo deles, uma obra de arte: já aos 52 minutos, aproveitou cruzamento para emendar uma bela bicicleta.

Yuanshu Zhang (Desportivo Brasil): Chinês que escolheu usar também o nome de Oscar no país, Yuanshu Zhang fez sua estreia como jogador profissional. Goleada por 5 a 1 sobre o Mogi Mirim. Além disso, já fez o primeiro gol: aos 26 minutos do segundo tempo, aproveitou para liquidar o marcador.

Atacantes
Pedro (Capivariano): Foi o responsável por abrir a porteira da goleada do Capivariano sobre a Matonense. Com menos de 35 minutos, o atacante já tinha ido às redes duas vezes: primeiro, aproveitando rebote do goleiro rival; depois, finalizando com precisão de fora da área.

Max Pardalzinho (Olímpia): Apareceu quando exigido: um dos mais experientes jogadores do elenco, o ex-atacante do Palmeiras marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre o Atibaia, um dos principais times da competição, ajudando no resultado que manteve o Galo Azul na divisão.

Técnico
Sérgio Guedes (Portuguesa Santista): Simplesmente, o treinador do melhor time até aqui: dos 57 pontos disputados, a Briosa de Sérgio Guedes fez 44, aproveitamento de mais de 77%, quatro pontos à frente de Capivariano e Atibaia. Além disso, teve a melhor defesa de maneira disparada, com apenas 12 gols sofridos. O time litorâneo é um dos grandes favoritos ao acesso.

Sérgio Guedes integra a Seleção FI da 19ª Rodada do Paulista A3 (Foto: Divulgação)
Sérgio Guedes integra a Seleção FI da 19ª Rodada do Paulista A3 (Foto: Divulgação)