Paulista A3: Curiosidades do dérbi deste fim de semana em Limeira

Saiba tudo nesse especial que o Futebol Interior preparou para você...

por Agência Futebol Interior

Limeira, SP, 10 (AFI) - São quase 37 anos de história. Com essa longevidade é que o jogo entre Internacional de Limeira e Independente terá um novo capítulo, no próximo domingo (12) às 16 horas, no Estádio Major Levy Sobrinho, o Limeirão. O clássico, conhecido como "Galeão" pela torcida do Independente e "Legal" pela torcida da Inter, devido aos apelidos dos dois clubes, Galo e Leão, respectivamente, não acontece desde 12 de junho de 2010 e os times e torcedores poderão reviver esse dérbi agora, pela quinta rodada do Campeonato Pulista da Série A3.

Com pontuações muito próximas, o jogo deve acirrar ainda mais os nervos dos limeirenses. Até a última rodada a Internacional estava invicta e era uma das sensações da competição, porém na última partida perdeu para o Guaçuano por 2 a 1, fora de casa, e caiu para a sexta colocação, vendo o Capivariano, com 100% de aproveitamento, disparar na ponta da tabela com 12 pontos.

O Independente não está tão longe do seu rival. Com seis pontos, um a menos que seu oponente de domingo, ocupa a décima primeira colocação, podendo passar o seu adversário caso o vença.

Torcida do Leão de Limeira

Origem
Os dois clubes possuem as mesmas cores e quase os mesmos distintivos, mas as origens são diferentes. A Inter foi fundada em 1913 e o seu nome homenageia imigrantes radicados na cidade.

O Independente nasceu em 1944 e ficou muitos anos no ostracismo do amadorismo, até se profissionalizar no iníco dos anos 70. Com a subida do Leão para a primeira divisão paulista em 1978, o clássico ficou 29 anos sem acontecer, mas nem por isso esfriou os ânimos do torcedor limeirense.

Primeiro dérbi
Na década de 60 o rival da Inter era o Gran São João, mas depois da profissionalização do futebol do Independente, no começo dos anos 70, o clássico mudou de adversário. O primeiro dérbi de Limeira aconteceu em 1975. Carregada de muita ironia, a torcida do Leão colocou faixas em todo 'Pradão' com grafias do tipo "somos leoninos, mas acima de tudo limeirenses" e "a torcida do Leão saúda a torcida do Galo".

Com lotação máxima, aquele partida terminou empatada em 1 a 1. Aos onze da segunta etapa, Sérgio Moraes ficou marcado na história ao fazer o primeiro gol do clássico. Mas aos 29, Nestor igualou para o Galo.

Retrospecto
Foram 15 jogos entre as duas equipes e o Leão leva vantagem nos duelos. A Inter conta com sete vitórias, o Independente venceu quatro confrontos e foram registrados quatro empates.

Foram sete jogos no Estádio Major Levy Sobrinho, o Limeirão, casa do Leão, e outras sete partidas no Pradão, Estádio Agostinho Prada. O outro derby aconteceu na cidade de Araras, no Estádio Hermínio Ometto, do União São João.

Ação social para o jogo
Depois de arrecadar 271 litros de leite na partida diante da Francana, a Internacional de Limeira realiza mais uma vez a ação social para arrecadação de leite. O torcedor do Leão que for assistir à partida neste domingo entre Inter e Independente, às 16h, no Limeirão, e levar um litro de leite longa vida, concorrerá a prêmios no intervalo da partida doados pelo jogador Roberto Carlos.

O mascote Léo Nino fará a entrega dos brindes e o 'Leãozinho' irá tirar fotos com os torcedoresdo Leão. O leite arrecadado será doado para duas instituições da cidade: Nosso Lar e Casa das Crianças. O leite deve ser levado no dia do jogo e somente quem doar poderá concorrer aos prêmios.

Ingressos à venda
Os ingressos para o derby de domingo já estão à venda na banca IV Centenário, loja Esportes Avenida e bilheteria do Limeirão.

Cadastramento
Por determinação da lei nº14.590, de 11 de outubro de 2011, que dispõe sobre a identificação dos frequentadores dos jogos de futebol, a Internacional está realizando o cadastro dos torcedores que estão comprando os ingressos para o jogo de domingo. É necessário que o torcedor esteja munido de RG e CPF para validação do cadastro.

 
 
" />