Lula no estádio, título no desempate: relembre os campeões da Série A2 na última década

Portal Futebol Interior traz especial com os vencedores do Paulista A2 entre 2010 e 2019

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 19 (AFI) - Virou moda no mundo todo o uso da #tbt (throwback thursday, na siga em inglês) para relembrar algum fato marcante do passado por meio de uma postagem nas redes sociais às quintas-feiras.

Além disso, o ano de 2020 marca o início de uma nova década e, sendo assim, o Portal Futebol Interior relembra os últimos dez campeões do Campeonato Paulista Série A2, entre 2010 e 2019.

CONFIRA OS CAMPEÕES DA A2 NA ÚLTIMA DÉCADA

2019 - Santo André

O Ramalhão é o campeão mais recente da segunda divisão do futebol paulista. O título foi conquistado em cima da Internacional de Limeira. Na primeira partida, os limeirenses venceram por 2 a 1, mas o Santo André fez 3 a 1 na volta e faturou sua quinta taça da Série A2.

Santo André é o campeão mais recente da A2
Santo André é o campeão mais recente da A2

2018 - Guarani

O Bugre conquistou o título com direito a goleada na final, em cima do Oeste, por 4 a 0. Esta foi a segunda taça da Série A2 do Guarani.

2017 - São Caetano

Passando pelo Bragantino - que ainda não era Red Bull - na final, por 2 a 1, o Azulão foi campeão pela segunda vez em sua história naquele ano.

2016 - Santo André

Mais um título para a equipe do ABC paulista, desta vez conquistado em cima do Mirassol, após vitória por 1 a 0 na final.

2015 - Ferroviária

O Paulista Série A2 de 2015 foi disputado no sistema de pontos corridos e a Ferroviária foi a campeã daquela edição, com 44 pontos conquistados em 19 partidas. A Ferrinha teve um dia de Alemanha na competição, quando goleou o Monte Azul por 7 a 1, pela 13ª rodada.

2014 - Capivariano

O Paulista da Série A2 no ano da Copa do Mundo no Brasil também foi disputado no sistema de pontos corridos. Chama atenção o fato de que o campeão daquela edição foi decidido no critério de desempate. Capivariano e Red Bul Brasil terminaram a competição com 40 pontos, mas a equipe de Capivari levou vantagem no número de vitórias (12 a 11) e levou o título inédito até então.

2013 - Portuguesa

A Lusa levantou o caneco daquele ano após passar pelo Rio Claro na final. Na ida, ganhou por 2 a 1 fora de casa e foi derrotada na volta por 1 a 0, no Canindé, mas conquistou seu segundo título da A2 por ter a melhor campanha geral.

2012 - São Bernardo

O primeiro título do Bernô foi conquistado com dois empates em cima do União Barbarense, em 1 a 1 e 2 a 2, em final que teve a presença do ex-presidente Lula no estádio Primeiro de Maio. O São Bernardo sagrou-se campeão por ter melhor campanha.

2011 - XV de Piracicaba

Para conquistar seu quinto título da A2, o Nhô Quim teve de bater o Guarani na final, em jogo único, decidido nos pênaltis após empate em 2 a 2.

2010 - Linense

O Paulista Série A2 que inaugurou a década também foi decidido no critério de desempate. Na primeira fase, classificavam-se oito entre os 20 times, que foram divididos em dois grupos. O campeão seria o melhor time entre as duas chaves. Ao final da segunda fase, Noroeste (no Grupo A) e Linense (no Grupo B) possuíam 13 pontos. O Elefante conquistou seu segundo título graças ao saldo de gols (seis contra quatro).