Paulista A2: Portuguesa desafia tabu para vencer o São Caetano no Anacleto Campanella

Lusa não vence o Azulão há nove anos na casa do rival. Equipes se enfrentam neste sábado, pela nona rodada da A2

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 28 (AFI) - São Caetano e Portuguesa se enfrentam neste sábado, às 15h, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, pela nona rodada do Campeonato Paulista da Série A2.

O Pequeno Gigante aparece na sexta posição, com 11 pontos, mesma pontuação do Sertãozinho, primeiro fora do G8. Já a equipe rubro-verde, que vem de duas vitórias seguidas, está na décima colocação, com dez pontos, um ponto atrás do Taubaté, que fecha a zona de classificação às quartas de final.
Portuguesa venceu o São Caetano na casa do rival pela última vez em 2011 (Foto: Divulgação)
Portuguesa venceu o São Caetano na casa do rival pela última vez em 2011 (Foto: Divulgação)

Na rodada passada, São Caetano e Portuguesa jogaram fora de casa. O Azulão do ABC venceu o São Bento por 3 a 1, em Sorocaba, enquanto que a Lusa derrotou o Penapolense por 1 a 0, em Penápolis.

Retrospecto

Rivais desde 2001, São Caetano e Portuguesa já se enfrentaram 24 vezes, com retrospecto amplamente favorável ao time paulistano. São onze vitórias da Lusa, sete empates e seis vitórias do Azulão.

Tabu

Porém, a Lusa não vence o Pequeno Gigante há nove anos. A ultima vitória foi por 5 a 2, gols de Edno (2), Marcelo Cordeiro, Ananias e Leandro Silva, jogo realizado no Estádio do Canindé, em São Paulo, valido pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2011. De lá para cá, foram três derrotas e três empates diante do rival do ABC.

No encontro mais recente, eles empataram por 1 a 1, no Anacleto Campanella, em duelo válido pela 12ª rodada da primeira fase da Copa Paulista de 2017. Os gols da partida aconteceram na primeira etapa. Ermínio, aos 13' fez para o São Caetano, enquanto que Guilherme Queiroz marcou para Lusa, aos 39'.