FPF confirma Série A2 com retorno de mata-mata e rebaixamento de seis times

O Portal FI está na FPF acompanhando tudo do Arbitral com EXCLUSIVIDADE

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 09 (AFI) – Assim como a Série A1, a Série A2 do Campeonato Paulista também sofreu mudanças para 2016. As principais novidades ficam por conta do retorno do famoso ‘mata-mata’ com os oito melhores times classificados, e o rebaixamento, agora de seis times. Subirão apenas dois times.

O Portal FUTEBOL INTERIOR teve acesso, com exclusividade, à nova distribuição de verbas para os clubes. É um início de um critério que deve ser aprimorado nos próximos anos, com a criação de um ranking estadual. A cobertura da reunião contou com as presenças do repórter Ricardo Magatti.

A2 com muitas mudanças para a próxima temporada
A2 com muitas mudanças para a próxima temporada

Todos os 20 times estiveram representados na sede da FPF. E pela maioria dos votos decidiram pela competição com 19 rodadas e pontos corridos. Sendo os oito primeiros classificados ás quartas de final, que será disputa em partida de ida e volta. O mesmo vale para as semifinais. Apenas a final será disputada em uma única partida. Os finalistas estarão na Primeira Divisão.

A Série A2 deste ano terá a participação de clubes tradicionais como Guarani, Bragantino, Portuguesa, Paulista, Santo André e São Caetano, todos com títulos e/ou finais em torneios nacionais. Também estarão na segunda divisão Batatais, Independente (de Limeira), Monte Azul (Monte Azul Paulista), Rio Branco (de Americana), União Barbarense (Santa Bárbara D'Oeste), Velo Clube (Rio Claro), Marília, Penapolense (Penápolis), Juventus, Taubaté e Votuporanguense (Votuporanga) e Barretos. A única dúvida fica em torno de Mirassol e Água Santa.

Outra novidade será o rebaixamento de seis times para a Série A3 de 2017. Mesma decisão tomada para o Paulistão. Essa mudança já vinha sendo comentada nos bastidores e faz parte de uma reorganização que a FPF, sob o comando de Reinaldo Carneiro Bastos, fará no futebol do Estado nas próximas temporadas.

INSCRIÇÕES E OUTRAS NOVIDADES
Os clubes poderão inscrever 28 jogadores, sendo 25 de linha e três goleiros até o dia 4 de março. Em 2016 os atletas lesionados e com laudo médico poderão ser substituídos por outros para o restante do campeonato.

Outra novidade é que, assim como no Paulistão, na próxima temporada os treinadores dos times não poderão assumir outro rival da mesma Divisão. A mudança faz com que os clubes pensem bem antes de iniciar a competição, para depois não cair na rotina de demitir seus treinadores. O que é normal e uma filosofia atrasada dos clubes brasileiros.

Quanto ao inicio do campeonato, a data é a mesma do Paulistão. A bola começará a rolar a partir do dia 31 de janeiro e vai parar em 8 de maio.