São Bento 2 x 1 Guaratinguetá - Bentão com um pé na elite

Time sorocabano depende apenas de suas forças para conquistar acesso

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 04 (AFI) - Diante de quase oito mil torcedores, o São Bento deu um passo gigantesco rumo ao seu retorno para a primeira divisão paulista. Na tarde deste sábado, o Bentão derrotou o Guaratinguetá, por 2 a 1, de forma dramática, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. O jogo foi válido pela 18ª e penúltima rodada do Campeonato Paulista da Série A2.

Os gols foram marcados por João Paulo e Helton Luiz, de falta, para o Bentão e Ítalo para o Guará. Com o resultado o São Bento passou a somar 34 pontos ficando muito perto do acesso. O Guaratinguetá está em 13º lugar com 21 pontos, correndo pequenos riscos de rebaixamento.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado quando será disputada a última rodada da Série A2. No Estádio Silvio Salles, o São Bento pega o Catanduvense, enquanto o Guaratinguetá pega o Marilio, no Dario Rodrigues Leite, no Vale do Paraíba.

José Juarez de Souza

O jogo
O jogo começou quente. Makanaki teve a primeira boa chances de marcar logo aos dois minutos. O Guará respondeu com Milton Alves e assustou o goleiro Ronaldo. O jogo seguiu corrido e o Guará melhorou; Ítalo arriscou aos 26, assustando o goleiro do São Bento.

Pressionado para buscar o gol, o São Bento tinha dificuldades para organizar o meio-campo, enquanto os visitantes tinham liberdade para tentar explorar os contra-ataque. Isto fez com que as chances ficassem escassas depois dos 25 minutos.

No segundo tempo, o São Bento tomou mais a iniciativa do jogo com a entrada de Marquinhos. Aos quatro minutos, Roberto arriscou da entrada da área, mas a bola subiu muito. No lance seguinte, em contragolpe do Guará, Val arrancou, invadiu a área e foi derrubado. A arbitragem mandou o jogo seguir e não deu a penalidade.

José Juarez de Souza

Depois de muita pressão, o São Bento conseguiu abrir o placar aos onze minutos. Após cobrança de escanteio de Helton Luiz, João Paulo subiu mais que a defesa do adversário e desviou de cabeça para abrir o placar. O Bentão aumentou o ritmo e aos 17 minutos, Helton Luiz tentou novamente, mas Carlos Luna fez grande defesa.

O Guará, no entanto, não estava morto. Após chegada com perigo, o time visitante conseguiu empatar. Ítalo recebeu na bola pela esquerda e bateu cruzado , sem chances para Ronaldo. Helton Luiz seguia levando os donso da casa à frente. Aos 27 minutos, depois de escanteio do camisa 10, Marquinhos carimbou a trave.

Quando o jogo estava muito nervoso, a bola parada resolveu para o São Bento. Já nos minutos finais, Helton Luiz caprichou na cobrança de falta da entrada da área e marcou um belo gol, que colocou o Bentão perto da primeira divisão.

Ficha Técnica

Fase
1ª Fase
Rodada
18ª rodada
Data
05/04/2014
Horário
16h00
Local
Estádio Walter Ribeiro, em - Sorocaba (SP)
Árbitro
Cássio Luiz Zancopé

Renda
R$ 111.570,00
Assistentes
Vitor Carmona Metestaine e Alexandre Médice Gouveia

Público
7.502 pagantes
Cartões Amarelos
Guaratinguetá: Alan Kardek, Guaraci

Gols
São Bento: João Paulo 11' 2T, Helton Luiz 36' 2T
Guaratinguetá: Ytalo 20' 2T
São Bento
Ronaldo;
Cláudio Santos (Marquinhos), Herbert, João Paulo e Bruno Ré;
Roberto, Russo (Éder), André Cunha e Helton Luiz;
Makanaki (Allison) e Tiago Tremonti.
Técnico: Paulo Roberto Santos
Guaratinguetá
Carlos Luna;
Alan Kardec, Anderson, Clayton e Paschoal;
Guaraci, Ginei, Milton Santos e Dewide (Leo Mineiro);
Claudir (Val) e Italo (Serginho)
Técnico: Candinho Farias
 
 
" />