MP ‘joga duro’ e quer testes uma hora antes de jogos para retomar o Paulistão

FPF fez novo plano de retomada do Paulistão, mas Ministério Público apontou fragilidades

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 06 (AFI) – A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem enfrentado resistência do Ministério Público (MP) para poder retomar o Campeonato Paulista 2021. Nesta terça-feira, o MP sugeriu a adoção de testes com pelo menos 1 hora antes dos jogos da competição para garantir a segurança de todos os envolvidos no evento.

Nas últimas semanas, a FPF fez uma espécie de mutirão com seus dirigentes e os responsáveis pela parte médica e de infectologia para traçar um novo plano de retomada dos jogos com a anuência do MP. Foram muitas as mudanças, inclusive a instauração de ‘bolhas’ para os clubes ficarem hospedados num único hotel até o final do Estadual.
______________________________________________________________________________________________________

SÃO PAULO OFICIALIZA EX-MEIA DO VASCO

MP NÃO VÊ SEGURANÇA
Mesmo com a elaboração deste novo documento, o MP viu muitas fragilidades e levantou novas medidas que poderiam ser inseridas no plano com a finalidade de garantir um ambiente seguro não só aos profissionais dos clubes, mas todas as outras pessoas que estão envolvidas na realização das partidas.

E entre as medidas, o MP sugere que sejam utilizados testes de antígeno, de sensibilidade menor do que o RT-PCR, que se tornou padrão entre clubes de futebol, mas com resultado mais rápido.

Clubes seguem treinando e esperam pela retomada do campeonato
Clubes seguem treinando e esperam pela retomada do campeonato

IDEIA INVIÁVEL
A principio a ideia de fazer os testes da Covid-19 com uma hora antes das partidas foi encarada como ‘inviável’, pois a entidade dependeria de firmar novos compromissos com laboratórios, sem tempo hábil para negociações complexas e que demandariam ainda mais tempo em meio a paralisação dos jogos.

Outras medidas sugeridas pelo MP é que os jogadores sejam hospedados em quartos individuais nos hotéis em que estejam concentrados, além de terem que realizar refeição em ambiente aberto. O MP também quer que os jogos do Paulistão sejam realizados depois das 20 horas, a fim de evitar qualquer tipo de aglomeração dos torcedores.

MP e FPF tem encontro marcado para esta quarta-feira, às 18 horas, onde debaterão as ideias e tentarão chegar numa decisão sobre a retomada do campeonato, paralisado desde ao decreto que proibiu eventos esportivos no estado do governador João Dória.