Corinthians x Palmeiras – Derby alternativo logo no início do Paulistão

Os dois times entrarão em campo com times alternativos em clássico da segunda rodada do Paulistão

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 02 (AFI) – Nesta quarta-feira é dia de Derby entre Corinthians e Palmeiras, às 19 horas, na Neo Química Arena, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Em campo, os dois times não terão força máxima, sendo necessário o uso de times alternativos num dos clássicos mais quentes do país.

Na primeira rodada, o Corinthians não saiu de um empate sem gols com o RB Bragantino, em Bragança Paulista. O Timão teria força máxima, mas anunciou surto de COVID-19 que culminou no afastamento de nove jogadores do elenco. Assim, o time deverá estar ‘remendado’ na luta pela primeira vitória no Estadual.

MANCINI FALA COM JOGADORES ANTES DO DERBY PAULISTA

Espaço incorporado por HTML (embed)

Já o Palmeiras fará sua primeira partida no campeonato, já que no último final de semana enfrentou o Grêmio pela Copa do Brasil. O jogo de volta contra o time gaúcho acontecerá no próximo domingo, por isso o time está focado na conquista e também deverá entrar em campo com um time alternativo.

Quanto aos números do clássico, são 368 partidas entre os times. E a vantagem é do Palmeiras, que tem 129 vitórias contra 128 do Corinthians. O duelo ainda registra 111 empates, num claro sinal de equilíbrio histórico nos confrontos.

ARBITRAGEM FEMININA
Edina Alves Batista será a primeira mulher a apitar o clássico entre Corinthians e Palmeiras. O duelo será na quarta-feira, às 19 horas, na Neo Química Arena, e será pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

A Federação Paulista de Futebol divulgou as equipe de arbitragens da rodada nesta segunda-feira e Edina vai comandar o dérb, que terá Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral como o árbitro de vídeo.

Edina fez história no mês passado quando fez parte do primeiro trio de arbitragem feminino a trabalhar em um jogo oficial da Fifa no futebol masculino. Ela apitou a decisão do quinto lugar no Mundial de Clubes, no Catar, entre Al Duhail, do Catar, e Ulsan, da Coreia do Sul. A auxiliar Neuza Inês Back também participou da partida.

Edna Alves será a primeira mulher a apitar um Derby Paulista
Edna Alves será a primeira mulher a apitar um Derby Paulista

TIMÃO COM SURTA DE COVID-19
Contra a vontade do técnico Vagner Mancini, o Corinthians terá um ‘time alternativo’ no clássico contra o Palmeiras. Ao todo são nove jogadores afastados do elenco após testarem positivo para a COVID-19. Todos já foram colocados em quarentena pelo clube, que não deu detalhes sobre cada um dos casos.

Dos jogadores que estão vetados, Cássio certamente é a ausência mais sentida. Isso porque o clube anunciou nesta terça-feira a ida de Walter para o Cuiabá, que neste ano disputará a Série A do Brasileiro. E com isso restam duas opções para o gol: Caíque França, que retornou de empréstimo do Oeste, e Matheus Donelli, de 18 anos.

Nos outros setores, o Manici deverá improvisar o zagueiro Bruno Méndez na lateral-direita, enquanto Lucas Piton ganha nova chance pelo lado esquerdo. No ataque, Gabriel Varanda deverá ser o escolhido para iniciar o jogo.

Mancini terá que quebrar a cabeça para escalar o Timão nesta quarta
Mancini terá que quebrar a cabeça para escalar o Timão nesta quarta

O técnico ainda não definiu quais titulares mandará a campo no clássico. Contudo, ele não admite que seus comandados se portem com displicência e nem desligados. Quer jogadores concentrados e tratando o duelo como uma decisão.

"Não tenha dúvida que foi um jogo que nos marcou bastante, a gente vinha em ascensão, saímos chateados", lembrou. "Temos a oportunidade agora de enfrentar novamente, vamos fazer de tudo para ser uma história diferente. O jogo começou agora, independente de qual equipe vai ser escalada, temos obrigação de fazer um jogo diferente daquele".

PALMEIRAS E O LUXO DE POUPAR

Diferente do Corinthians, o Palmeiras deverá entrar em campo com ‘time alternativo’ por livre escolha do técnico Abel Ferreira. Há algumas semanas ele deixou claro que usaria as primeiras rodadas do Estadual para testar algumas opções, obviamente também preservando seus titulares para a final da Copa do Brasil diante do Grêmio.

Na segunda-feira o time se reapresentou e o treinador comandou treinamento para os jogadores que atuaram por no mínimo 45 minutos diante do Grêmio, domingo, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil.

Abel Ferreira deverá poupar titulares visando a final da Copa do Brasil
Abel Ferreira deverá poupar titulares visando a final da Copa do Brasil

A boa notícia é que o treinador ganhou o reforço do lateral-esquerdo Victor Luis, que estava no Botafogo-RJ, além do atacante Papagaio, que foi reintegrado ao elenco após cumprir suspensão por doping.

Quem deve ganhar oportunidade no clássico será Gustavo Scarpa e Lucas Lima, jogadores experientes e que surgem como opções imediatas no time titular desde o ano passado. Uma boa hora para mostrar serviço e cair nas graças da torcida.

Ficha Técnica

Fase
Fase de Grupos
Rodada
2ª rodada
Data
03/03/2021
Horário
19h00
Local
Neo Química Arena - São Paulo (SP)
Árbitro
Edina Alves Batista

Renda
-----
Assistentes
Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back

Público
Portões Fechados
Cartões Amarelos
Corinthians: Xavier, Otero
Palmeiras: Renan, Fabinho

Gols
Corinthians: Mateus Vital 35' 1T, Rodrigo Varanda 2' 2T
Palmeiras: Lucas Lima 4' 1T, Gabriel Silva 25' 1T
Corinthians
Matheus Donelli;
Bruno Méndez, Jemerson, Gil e Lucas Piton;
Cantillo (Xavier), Roni e Cazares (Otero);
Mateus Vital (Antony), Rodrigo Varanda (Luan) e Jô.
Técnico: Vagner Mancini
Palmeiras
Vinicius Silvestre;
Gabriel Menino (Fabinho), Luan, Renan e Esteves;
Danilo, Gustavo Scarpa (Giovani) e Lucas Lima (Victor Luís);
Breno Lopes, William (Gustavo Garcia) e Gabriel Silva (Papagaio).
Técnico: Abel Ferreira