Palmeiras e Santo André fazem primeiro mata-mata do Paulistão; VEJA NÚMEROS

Times que já se enfrentaram por Copa do Brasil e Libertadores, jogam decisão estadual pela primeira vez

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 29 (AFI) - Adversários das quartas de final do Paulistão, Palmeiras e Santo André tem histórico de enfrentamentos no Campeonato Paulista desde a década de 1980. A vantagem alviverde é ampla nos 29 confrontos pela competição estadual e no jogo mais marcante, o Palmeiras conquistou a taça estadual em 1994. Jorginho Putinatti é o artilheiro do confronto.

Com o primeiro jogo em 1982, Palmeiras e Santo André se enfrentam em 29 oportunidades com o time da capital vencendo 16, com mais oito empates e cinco vitórias da equipe do ABC. Nos gols marcados a vantagem palmeirense é de 20 gols, já que marcou 41 e sofreu 21. Com três marcados, Jorginho Putanatti é o principal artilheiro do confronto.

Além de Jorginho, destacam-se Edmar, Evair, Mirandinha, Reinaldo Xavier e Vagner Love pelo Palmeiras, além de Ataliba e Rodriguinho pelo Santo André, com dois gols.

A última vez que os dois times se enfrentaram foi em 2019
A última vez que os dois times se enfrentaram foi em 2019

Este será o primeiro confronto eliminatório entre as equipes na história do Paulistão. Até aqui, o jogo mais marcante foi o de 12 de maio de 1994, quando o time palmeirense venceu pela penúltima rodada da competição e antecipou o título em disputa por pontos corridos.

ALÉM DO PAULISTÃO
Se nunca se enfrentaram num mata-mata de Paulistão, isso já ocorreu em outras competições. No total são 41 jogos com 21 vitórias palmeirenses, sete andreenses e 13 empates. Dois deles nas quartas de final da Copa do Brasil de 2004. Com dois empates -3 a 3 no ABC e 4 a 4 na capital- o Santo André avançou na competição em que viveria a sua maior conquista. No ano seguinte integraram o Grupo 4 da Taça Libertadores da América e se enfrentaram mais duas vezes com um empate e uma vitória andreense que, mesmo assim, foi eliminado. O Palmeiras avançou.

Palmeiras e Santo André disputam o jogo único das quartas de final do Paulistão Sicredi 2020 na noite desta quarta-feira (29), às 21h30, no Allianz Parque.

NÚMEROS DO CONFRONTO NA HISTÓRIA DO CAMPEONATO PAULISTA:
29 jogos
16 vitórias do Palmeiras
8 empates
5 vitórias do Santo André
41 gols do Palmeiras
21 gols do Santo André
Primeiro jogo: 29/08/1982 – Santo André 0x0 Palmeiras
Último jogo: 18/01/2018 – Palmeiras 3x1 Santo André
Maior goleada: 15/02/1990 – Palmeiras 4x0 Santo André

ARTILHEIROS DO DUELO:
3 gols

Jorginho Putinatti (Palmeiras)

2 gols
Edmar, Evair, Mirandinha, Reinaldo Xavier e Vagner Love (Palmeiras)
Ataliba e Rodriguinho (Santo André)

1 gol
Betinho, Buião, Capitão, Careca Bianchesi, Carlão, Carlinhos, Célio, César Sampaio, Claudecir, Cleiton Xavier, Éder, Edilson, Edu, Enílton, Gilcimar, Keno, Lucas Lima, Magrão, Marcelo Costa, Marcinho, Marcinho Guerreiro, Mauro, Muñoz, Ricardinho, Robert, Tato, Willian e Zinho (Palmeiras)
Da Guia, Diego Padilha, Freitas, Fumagalli, Ivan, Jenildo, João Lucas, Luis Pereira, Marcos, Marco Antônio Cipó, Nunes, Reinaldo, Ricardo, Sandro Gaúcho, Vagner Bacharel (contra), Zezé e Zezinho (Santo André)

Por Raoni David, especial para FPF