Secretário de Esportes confirma treinos para o dia 1º, mas adia retomada do Paulistão

A expectativa dos clubes era para a volta do campeonato já no meio de julho

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 24 (AFI) - Aildo Rodrigues, Secretário de Esportes do Estado de São Paulo confirmou na manhã desta quarta-feira que os clubes do Paulistão poderão iniciar os treinos presenciais a partir do dia primeiro. A medida já havia sido anunciada pelo governador João Doria, mas existia uma possibilidade de ser adiada devido à pandemia causada pelo coronavírus.

"Essa data está mantida. Claro que nós seguimos fielmente o que recomenda o comitê de contingência do Covid-19. Os médicos nos recomendaram que estaria autorizado o retorno dos treinos, mas apenas a partir do dia primeiro. Acabou sendo importante, pois os clubes aproveitaram esse tempo para se preparar melhor, testar seus jogadores, e sua comissão técnica. Estamos vendo notícias de casos positivos em alguns clubes. Eles terão essa semana para se organizar, isolar os casos positivos para começar sem problema algum", falou em entrevista à Jovem Pan.

O Secretário explicou que aquelas cidades de 'zona vermelha' terão que vetar os treinos presenciais dos clubes de futebol. Um desses casos é Ribeirão Preto. Com isso, o Botafogo poderá ter que deixar a cidade para realizar tais atividades.

"Esses treinamentos deve seguir a classificação do plano São Paulo de retomada. Se algum município estiver na zona vermelha, naquela localidade não será possível os treinamentos. Teria que fazer o deslocamento para outro município, onde fosse possível fazer essa atividade. Foi isso que os médicos recomendaram. Não é precipitado. Dia primeiro está de bom tamanho", falou.

Paulistão irá retornar apenas no final de julho ou começo de agosto
Paulistão irá retornar apenas no final de julho ou começo de agosto
RETORNO DO PAULISTÃO
Sobre o retorno do Campeonato Paulista, o Secretário não foi muito otimista. A previsão é que a bola comece a rolar apenas entre o final de julho e começo de agosto, muito diferente do Rio de Janeiro, que, até o momento, é o único Estado que recomeçou seu campeonato.

"Jogo de futebol, podemos pensar e falar em uma partida após 30 a 45 dias, final de julho e início de agosto, não agora. Dificilmente teremos futebol antes disso. Os clubes precisam dessa semana para buscar o condicionamento físico de seus atletas. Fazer jogo antes desse prazo pode aumentar a lesão e não é recomendado. Se a pandemia permitir isso, podemos ter um Campeonato Paulista recomeçando no final de julho e início de agosto", concluiu.

Para finalizar, o Secretário afirmou que o contestado governador João Dória dará um novo pronunciamento para anunciar novas medidas de flexibilização nos próximos dias. "Haverá agora na virada do mês o anúncio do Governador de uma reclassificação e muitos setores da sociedade estarão contemplados dentro daquilo que recomenda o plano são Paulo", finalizou.