Guarani 3 x 2 Ponte Preta - Bugre quebra tabu e deixa Macaca na degola do Paulistão

O time alviverde praticamente selou sua classificação e ainda deixou seu arquirrival em maus lençois

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 16 (AFI) - Após sair perdendo por 2 a 0, o Guarani virou para cima da Ponte Preta por 3 a 2, na noite desta segunda-feira, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela décima rodada do Campeonato Paulista. O Dérbi 196, que deixou o time bugrino na zona de classificação e seu arquirrival no descenso, é o último antes da paralisação, anunciada pela FPF, por conta do novo coronavírus.

RÁDIO FI!
O duelo teve transmissão da Rádio FI, com narração inovadora de Gustavo Marques e Carlos Corsato, comentários de Luis Fabiani e Tiago Caetano, além de reportagens de Lucas Leme e Wendel Coral. Com ancoragem de Marcelo Corsato.

VEjA OS MELHORES MOMENTOS DO DÉRBI 196 !

SITUAÇÃO
O Guarani terminou a rodada na segunda posição do Grupo D, com 16 pontos, um a menos do que o líder Red Bull Bragantino e cinco a mais de Corinthians e Ferroviária. Já a Ponte Preta, lanterna do Grupo B, tem sete, na última posição da classificação geral. O Botafogo, em penúltimo lugar, tem oito.

O Guarani também quebrou o tabu de sete anos sem vencer a Ponte Preta. Desde o 3 a 1 pela semifinal do Paulistão de 2012, foram seis jogos com quatro vitórias alvinegras e dois empates. No geral são: 196 jogos, com 67 vitórias da equipe alviverde, 64 da Ponte e 64 empates

O lado negativo ficou por conta dos torcedores do Guarani, que tentaram invadir o estádio durante o intervalo, quando o clube perdia por 2 a 0. A polícia precisou ser acionada e conseguiu dispersar à confusão.

Dentro de campo, Roger se desentendeu com Jefferson Paulino e houve princípio de tumulto. Mas a 'turma do deixa disso' impediu uma briga maior, que acabou com expulsão do camisa 9.

MACACA NA FRENTE!
O dérbi começou antes mesmo da bola rolar. O Guarani divulgou uma escalação diferente da que entrou em campo para tentar surpreender a Ponte Preta, mas a tática acabou não dando resultado. Após um primeiro tempo truncado, o time alvinegro aproveitou duas das três oportunidades que teve para fazer 2 a 0.

A primeira oportunidade da partida foi aos 18 minutos, quando Vinícius Zanocelo tabelou com Roger e jogou na trave. O gol mesmo foi sair apenas aos 41. Em cruzamento de João Paulo, Alisson cabeceou firme no fundo das redes. Antes, Giovanny havia parado em uma linda defesa do goleiro Ivan.

Guarani derrota a Ponte Preta
Guarani derrota a Ponte Preta

O Guarani, no entanto, sentiu o gol e levou o segundo logo na sequência. Em disputa com Bruno Reis, Romércio colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Roger foi para a cobrança e chutou sem chances para Jefferson Paulino, que pulou atrasado no lance.

VIRADA
No segundo tempo, a equipe da casa acordou e jogou a Ponte Preta para o campo de defesa. Aos dez minutos, Lucas Crispim, em posição duvidosa, aproveitou a sobra dentro da área e tentou de bicicleta. No meio do caminho, Júnior Todinho se jogou para diminuir o marcador.

A Ponte Preta tentou responder, mas viu o Guarani crescer na partida e empatar aos 35 minutos. Thalysson tabelou com Júnior Todinho e rolou para Juninho Piauiense. O atacante chutou com força para deixar tudo igual. Desta vez, foi a equipe alvinegra que acabou sentindo o gol e sofreu um 'apagão'.

O Guarani, então, aproveitou o momento e partiu para cima do seu rival. Aos 43 minutos, Thallyson recebeu em boas condições, cortou para a direita e chutou sem chance para o goleiro Ivan.

PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o Guarani visita o Botafogo, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A Ponte Preta encara o Novorizontino no Moisés Lucarelli, em Campinas. Os jogos foram adiados por conta do novo coronavírus.

Ficha Técnica

Fase
Fase de Grupos
Rodada
10ª rodada
Data
16/03/2020
Horário
20h00
Local
Brinco de Ouro da Princesa - Campinas (SP)
Árbitro
Salim Fende Chavez

Renda
Não houve
Assistentes
Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira

Público
Não houve
Cartões Amarelos
Guarani: Lucas Abreu, Pablo , Eduardo Person
Ponte Preta: Roger , Yuri , João Paulo, Vinícius Zanocelo

Cartões Vermelhos
Ponte Preta: Roger
Gols
Guarani: Júnior Todinho 10' 2T, Juninho Piauiense 35' 2T, Thallyson 43' 2T
Ponte Preta: Alisson 41' 1T, Roger 45' 1T
Guarani
Jefferson Paulino;
Cristovam (Rafael Costa), Leandro Almeida, Romércio e Thallyson;
Lucas Abreu, Eduardo Person (Marcelo) e Lucas Crispim;
Giovanny (Juninho Piauiense), Pablo e Júnior Todinho
Técnico: Thiago Carpini.
Ponte Preta
Ivan;
Jeferson, Alisson, Henrique Trevisan e Yuri (Cleber Reis);
Dawhan, Bruno Reis (Apodi), Vinícius Zanocelo e João Paulo;
Alisson Safira (Bruno Rodrigues) e Roger
Técnico: João Brigatti.