Paulistão: Para ser campeão, São Paulo desafia tabu contra o Corinthians

Tricolor não vence o Timão em jogos eliminatórios há 19 anos. A última vez que aconteceu em mata-mata foi pela semifinal de 2000

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 14 (AFI) - São Paulo e Corinthians se enfrentam neste domingo (14), a partir das 16 horas, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, valendo jogo de ida da final do Campeonato Paulista. A volta acontece no mesmo horário do próximo domingo, dia 21 de abril, na Arena Corinthians, em Itaquera.

A equipe do Morumbi não vence o Timão em jogos eliminatórios há 19 anos. A última vez que superou o rival mosqueteiro em mata-mata foi pela semifinal do Paulistão de 2000.

Na oportunidade, venceu no duelo de ida por 2 a 1, no Morumbi e na volta por 2 a 0. De lá para cá, foram mais oito confrontos eliminatórios entre os rivais, com o Alvinegro vencendo todos.

Tiago Volpi ganha moral no São Paulo
Tiago Volpi ganha moral no São Paulo
SEMIFINAL DE 2018
A última vez que se enfrentaram em mata-mata foi pela semifinal do Paulistão do ano passado. Na ida, vitória tricolor no Morumbi por 1 a 0, gol de Nenê, aos 41 minutos da etapa inicial.

Na volta triunfo corintiano em Itaquera por 1 a 0, gol de Rodriguinho, aos 47 minutos da etapa final. A vaga à final foi decidida nos pênaltis, com vitória do Timão por 5 a 4.

RETROSPECTO GERAL
Na história deste clássico paulistano foram disputados 340 jogos, com boa vantagem dos alvinegros. São 128 vitórias do Timão, contra 104 do Tricolor, além de 108 empates. Pelo Paulistão a vantagem também é do Corinthians.

Foram 66 vitórias alvinegras, 57 empates e 58 dos são-paulinos. Porem, o Tricolor leva vantagem gols assinalados; 246 contra 240.

DENTRO DO MORUMBI
No Morumbi, o palco do jogo deste domingo, foram disputadas 145 partidas entre os clubes, com 50 vitórias do Corinthians, 38 do São Paulo e mais 57 empates. O Timão assinalou 168 gols, contra 162 dos donos da casa.

No encontro mais recente, disputado em 17 de fevereiro deste ano, com gols de Manoel e Gustavo, o Timão bateu o São Paulo por 2 a 1, na Arena Corinthians, em Itaquera, em partida valida pela 7ª rodada da fase de grupos do Paulistão. Pablo marcou o tento Tricolor.