São Paulo x Palmeiras - Choque-Rei pode definir classificado!

O Verdão vem de quatro vitórias seguidas sobre o Tricolor, que não ganha o clássico há quase dois meses

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 15 (AFI) - O Palmeiras pode confirmar sua classificação de forma antecipada para as quartas de final do Campeonato Paulista neste sábado. Para isso, precisa ganhar do rival São Paulo, que ainda não engrenou neste início de temporada. O Choque-Rei válido pela penúltima rodada começa às 16h30, no Pacaembu.

Invicto há sete jogos - cinco pelo Paulistão e dois pela Libertadores -, o Palmeiras está na liderança do Grupo B, com 19 pontos, e depende apenas de si para se classificar antes da última rodada. A vaga, porém, pode ser conquistada até mesmo diante de um tropeço, mas aí precisaria torcer para o Guarani não ganhar o dérbi diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, também no sábado.

A situação do São Paulo não é tão tranquila igual a do rival. Apesar de estar invicto há três jogos, o Tricolor amarga a vice-liderança do Grupo D, com 14 pontos, dois a mais que o Oeste, que no domingo vai até Itaquera enfrentar o Corinthians. Ou seja, se vencer, o time comandado interinamente por Vagner Mancini pode se classificar no complemento da rodada.

RETROSPECTO
Um dos principais clássicos do futebol brasileiro, o Choque-Rei já foi realizado 317 vezes e os números são bastante equilibrados. O São Paulo está na frente com 108 vitórias contra 107 do São Paulo, além de 102 empates.

O técnico Vagner Mancini fechou o treinamento e não deu pistas do time do São Paulo
O técnico Vagner Mancini fechou o treinamento e não deu pistas do time do São Paulo

Ultimamente, porém, quem está comemorando é o Palmeiras. Isso porque foram quatro vitórias nos últimos quatro jogos. A última vez que o São Paulo comemorou um resultado positivo sobre o Verdão foi no dia 25 de maio de 2017, quando ganhou por 2 a 0.

MISTÉRIO NO TRICOLOR
Em um treinamento fechado, o São Paulo finalizou nesta sexta-feira sua preparação para enfrentar o Palmeiras. O técnico Vagner Mancini preferiu fazer a última atividade da semana sem a presença dos jornalistas para acertar os últimos detalhes da equipe antes do clássico de sábado.

Mancini não divulgou a escalação do tricolor, mas a presença do atacante Gonzalo Carneiro é quase certa. O uruguaio estava suspenso do duelo, por ter sido punido com dois jogos de gancho por causa de uma expulsão, mas o treinador pediu e a diretoria solicitou - e conseguiu - efeito suspensivo na punição. Com isso, ele poderá estar em campo.

O técnico Luiz Felipe Scolari também fechou o treinamento desta sexta-feira e não definiu o Palmeiras
O técnico Luiz Felipe Scolari também fechou o treinamento desta sexta-feira e não definiu o Palmeiras

A tendência é que ele coloque em campo uma equipe parecida com a que iniciou o duelo com a Ferroviária na rodada anterior, mas sem o suspenso Bruno Alves (que dará lugar a Hudson) e com Reinaldo no lugar de Léo na lateral-esquerda. Com isso, Mancini abrirá mão da formação com três zagueiros e reforçará a marcação no meio-campo.

QUEM JOGA?
Assim como o rival, Luiz Felipe Scolari também fechou o treinamento desta sexta-feira para a imprensa e não deu pistas de qual time vai mandar a campo. Tudo indica, porém, que o treinador vai mandar a campo o que tem de melhor.

O meia Moisés conseguiu efeito suspensivo junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e está à disposição para o confronto. Por outro lado, o treinador não vai poder contar com o zagueiro Luan, vetado pelo departamento médico com uma lesão muscular na coxa, e o atacante Deyverson, que cumpre o último jogo de suspensão.

Ficha Técnica

Fase
Fase de Grupos
Rodada
11ª rodada
Data
16/03/2019
Horário
16h30
Local
Pacaembu - São Paulo (SP)
Árbitro
Thiago Duarte Peixoto

Renda
R$ 689.900,00
Assistentes
Marcelo Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos

Público
17.755 pagantes (19.208 total)
Cartões Amarelos
São Paulo: Pablo, Anderson Martins
Palmeiras: Carlos Eduardo, Antônio Carlos, Gustavo Gómez, Moisés , Borja

Gols
Palmeiras: Carlos Eduardo 35' 2T
São Paulo
Tiago Volpi;
Igor Vinícius, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo (Léo);
Luan (Everton Felipe), Hudson e Hernanes (Brenner);
Carneiro, Pablo e Antony
Técnico: Vagner Mancini.
Palmeiras
Weverton;
Mayke, Antônio Carlos, Gustavo Gómez e Victor Luis;
Felipe Melo, Moisés (Bruno Henrique) e Ricardo Goulart;
Gustavo Scarpa, Borja (Carlos Eduardo) e Dudu (Jean)
Técnico: Luiz Felipe Scolari.