Paulistão: Jovens da Fundação CASA fazem a preliminar de Ponte Preta e Palmeiras

Aolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação disputam vaga para semifinal na Copa CASA de Futebol

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 15 (AFI) - Vinte e dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Atibaia e Paulista, de São Paulo, disputam neste domingo (18 de fevereiro) o segundo jogo das quartas de final da Copa CASA de Futebol, na partida preliminar ao jogo entre Ponte Preta e Palmeiras, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

O jogo, que começa às 16h30, revelará a segunda equipe classificada para a semifinal da fase estadual do campeonato. A Copa CASA está na sua 14ª edição e a etapa estadual ocorre em partidas preliminares a jogos oficiais do Campeonato Paulista, na parceria entre a Fundação CASA e a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Paulistão: Jovens da Fundação CASA fazem a preliminar de Ponte Preta e Palmeiras (Foto: Divulgação)
Paulistão: Jovens da Fundação CASA fazem a preliminar de Ponte Preta e Palmeiras (Foto: Divulgação)
“Para os meninos, com certeza é como realizar o sonho de jogar em um campo profissional e ainda poderem ser observados”, avalia o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria, que trabalha na Fundação CASA como assistente de direção. O tricampeão estará em Campinas neste domingo, assim como acompanhará todos os jogos da fase estadual.

Como nos anos anteriores, a Copa CASA teve etapas locais, ocorridas nas 11 divisões regionais da Instituição. Das seletivas, oito equipes classificadas disputam as quartas-de-final, semifinais e final em jogos preliminares a partidas profissionais das séries A e B do Paulistão. Nesta fase, a Federação cede gratuitamente o campo e os profissionais de arbitragem.

Entenda o torneio
A Copa CASA é um campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação CASA e disputado pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seus centros no Estado de São Paulo.

A competição divide-se em três etapas. Na primeira, jovens, representando os centros socioeducativos onde estão internados, jogam com as equipes da mesma divisão regional. O time vencedor passa para a classificatória estadual, a segunda fase. Nela, a partir de critérios definidos pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação, selecionam-se os oito melhores times para a terceira a última etapa, a estadual.

No estadual, já a partir das quartas de final, as equipes disputam as partidas nas preliminares de jogos do Paulistão. Os confrontos acontecem em eliminatória simples. Os vencedores avançam na competição até a final, quando será conhecida a equipe ganhadora do campeonato. A organização da Copa CASA fica a cargo da Gefesp.

 
 
" />