Palmeiras x Portuguesa - Clássico das Colônias agita o Pacaembu

Esse será o 1º clássico do Campeonato Paulista de 2012

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 24 (AFI) - O Estádio do Pacaembu receberá na noite desta quarta-feira o 1º clássico do Campeonato Paulista 2012. Marcada para as 22 horas, a partida entre Palmeiras e Portuguesa é válida pela segunda rodada e também é conhecida como Clássico das Colônias, pois representou o jogo das duas maiores colônias de imigrantes da capital paulista. De um lado os italianos e do outro os portugueses.

Os dois times já se enfrentaram 255 vezes em toda história e o Palmeiras leva ampla vantagem. Foram 122 vitórias para o time alviverde, contra 64 da Portuguesa, além de 70 empates. O último jogo aconteceu no Paulistão do ano passado e o Verdão levou a melhor, vencendo por 2 a 0, no Canindé.

Na estreia, o Palmeiras sofreu, mas conseguiu vencer o Bragantino, por 2 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid, somando os primeiros três pontos e subindo para a oitava colocação. Enquanto isso, a Lusa foi derrotada pelo Paulista, por 2 a 0, em pleno Canindé e se encontra na 17ª colocação, sem nenhum ponto conquistado.

Argentino treina, mas não estreia no Verdão
O atacante argentino Hernán Barcos treinou pela primeira vez com o restante do elenco do Palmeiras nesta terça-feira, participando de um rachão na Academia de Futebol. Mas ainda não será desta vez que ele fará sua estreia com a camisa alviverde.

Outros dois que seguem de fora são Pedro Carmona (foto) e Adalberto Román, mas a situação dos dois é animadora. O meia, que negociava sua transferência para um clube japonês, foi convencido pela diretoria a ficar e, de acordo com o Palmeiras, deve assinar novo contrato ainda nesta semana. Ele chegou ao clube em setembro, fez apenas três jogos em 2011, mas vai ganhar um aumento depois de estrear em 2012 marcando um gol no amistoso contra o Ajax.

Já o zagueiro contratado junto ao River Plate viajou nesta terça-feira para o Paraguai, seu país natal, para conseguir o visto de trabalho. Caso ocorra tudo dentro do previsto, ele volta para São Paulo na quinta e estaria liberado para pegar o Catanduvense no fim de semana.

Nesta terça-feira, voltaram à Academia de Futebol o zagueiro Thiago Heleno e o atacante Vinicius, que vão iniciar fisioterapia. O defensor passou por uma cirurgia em dezembro e estava se recuperando em casa ainda. Já o atacante vai começar a tratar uma torção no tornozelo esquerdo, sofrida no início da pré-temporada.

Lusa procura o bom futebol
"Voltar a jogar com alegria". Esse foi o pedido do técnico Jorginho (foto) para o elenco da Portuguesa um dia antes do clássico diante do Palmeiras. Ele não ficou satisfeito com o comportamento dos jogadores na derrota para o Paulista e por isso estuda realizar uma mudança entre os titulares, mas a decisão será revelada apenas momentos antes da partida. O volante Maylson pode aparecer no lugar de Rodriguinho. Assim, Edno seria deslocado para o ataque, posição que brilhou ano passado.

"Vou definir momentos antes da partida quem entra, se o Maylson ou o Rodriguinho. No restante devemos ir com a mesma equipe que enfrentou o Paulista. Portuguesa tem que voltar a jogar com alegria como jogávamos ano passado. Pode acontecer uma derrota ou outra, não somos imbatíveis. Já dei uma bronca geral no elenco e espero que, já neste jogo contra o Palmeiras, eles voltem a jogar como antes", comentou o treinador.

O volante Guilherme foi liberado pelo departamento médico, mas ainda não reúne condições de jogo e por isso sequer foi relacionado. Contratado recentemente junto ao Bahia, o atacante Ananias ainda não teve sua documentação regularizada e deve estrear apenas na terceira rodada.

Ficha Técnica

Fase
1ª Fase
Rodada
2ª rodada
Data
25/01/2012
Horário
22h00
Local
Estádio Pacaembu - , em São Paulo (SP)
Árbitro
Leonardo Ferreira Lima

Renda
R$ 245.216,00
Assistentes
Fabio Luiz Freire e Maiza Teles Paiva

Público
7.993 pagantes
Palmeiras
Deola;
Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho;
Márcio Araújo, Marcos Assunção (João Vitor), Tinga (Maikon Leite) e Valdivia;
Luan (Daniel Carvalho) e Ricardo Bueno.
Técnico: Murtosa (interino).
Portuguesa
Weverton;
Luis Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro;
Léo Silva, Maylson (Raí), Boquita, Henrique;
Edno e Vandinho (Rafael Oliveira).
Técnico: Jorginho.
 
 
" />