Opinião Sérgio Carvalho: Santos prova que é o melhor de 2010

por Agência Futebol Interior

Depois da brilhante vitória do Santos contra o Corinthians não resta mais dúvida: o Peixão é o melhor time do Campeonato Paulista de 2010. Pelo menos até agora. Se vai ou não ganhar o título, é outro papo. Mas pelas exibições convincentes durante mais da metade do primeiro turno do torneio, seu time merece ser considerado o grande favorito ao título e o que exibe o melhor futebol da competição. O banho de bola que Neymar e seus companheiros deram no Corinthians é o melhor exemplo para reforçar essa tese.Na verdade, o Santos de hoje é uma réplica fiel daquele time também jovem e talentoso dee 2002, quando Emerson Leão revelou Diego, Robinho, Elano, Leo e outras feras para o futebol brasileiro. Em 2010, Neymar, André, Ganso e outros garotos, repetem a dose e encantam o público adepto do mais popular esporte coletivo do mundo.

Um exemplo para seus rivais, que insistem em investir alto em velhos medalhões, esquecendo que a solução está na base, em jogadores feitos em casa. Esse sim é o caminho ideal.



CURTAS
*PARA variar, Mano Menezes deixou o estádio de Vila Belmiro com a velha desculpa esfarrapada: o Corinthians só perdeu porque a arbitragem foi ruim. Aonde, Mano???

*NO PENALTI de Roberto Carlos, não havia outra alternativa senão marca-lo. Na expulsão também não havia outra alternativa. Ele já tinha um amarelo e levou outro.

*NO MAIS, os gols do Santos foram legítimos e originários de jogadas de alto nível. A defesa corintiana não viu a cor da bola. Então, onde é que o juiz prejudicou o Timão?

*DESCULPA de mal perdedor. Com Mano é sempre assim. Quando perdeu a Libertadores para o Boca dentro do Olímpico, disse a mesma coisa. Que fora roubado.

*NAQUELE jogo, Riquelme deu um show de bola e ganhou o jogo. O Grêmio não soube como marca-lo e sofreu as conseqüências. Mas, para Mano, foi o juiz que errou.

*NO CORINTHIANS, desde que assumiu, é a mesma ladainha. Perca ou vença, Mano sempre faz críticas a arbitragem. Jamais reconhece que seu time foi inferior e perdeu.

*NESTE jogo de domingo, o Santos foi muito superior. O Corinthans se perdeu diante da velocidade e do talento dos garotos da Vila. Seu time foi inferior ao do rival.

*DETALHE: Ronaldo me parece ainda mais gordo do que antes. Quase não se movimenta. Fez a jogada do gol, pouco para quem tem seu prestigio e ganha tanto.

*CONTRA o Racing, pela Libertadores, Ronaldo já foi uma decepção. A maioria dos companheiros não destacou seu fracasso, talvez por respeito ao seu brilhante passado.

*EM MINHA opinião, no entanto, acho que Ronaldo hoje só tem jogado com o nome. Pelos milhões que fatura no clube deveria mostrar mais. A fiel espera muito mais dele.

*DOS ATUAIS titulares, destaque maior para Elias. Em segundo lugar, para Jorge Henrique. Esses sim, titulares absolutos. Roberto Carlos não mostrou ainda a que veio.

*NA DEFESA. Chicão e William não tem produzido o que sabem. Por isso, o time de Mano tem tomado mais gols do que o esperado. Felipe, ao contrário, tem sido brilhante.

*DENTINHO jogou o clássico. Fez um gol e boas jogadas. É a prova de que deveria ser titular. No lugar de quem? Problema para Mano. Mas Dentinho não pode ficar de fora.

*EXIBIÇÃO pouco inspirada na estréia da Libertadores, exibição opaca diante do Santos. Vamos ver na seqüência. E que Mano não diga que o time está muito cansado.

*TIME QUE está em começo de temporada e fez oito ou dez jogos, no máximo, não pode estar cansado. Então o problema é do preparador físico que não fez bem sua parte.

*INSISTO. O Corinthians precisa logo de mais um bom jogador de frente. Um artilheiro. Não acredito no Souza, apesar de reconhecer que ele melhorou de produção.

*QUANTO ao jovem time do Santos, só elogios. Até pelo futebol moleque que tem jogado. Futebol do Peixe é tudo isso. É criatividade, é talento, é drible, é gol, é ousadia.

*NEYMAR foi criticado pelos corintianos porque firulou demais. Errado. Ele tem mais é que firular mesmo. Ele sabe. Se Ronaldo não gostou, problema dele. Neymar é fera.

*COM Robinho o Santos fica ainda melhor. Será muito difícil tirar dele o titulo paulista. Problema será segurar os garotos depois. Euros vão fazer toda a diferença.

*PALMEIRAS perdeu sua primeira partida sob o comando de Antonio Carlos. Normal. Elenco é limitado. Não dá para fazer milagre. Verdão pode ficar fora das semifinais.

*VOU DAR minha opinião sobre o que ocorre hoje com o Palmeiras. Primeiro: há excesso de pressão, até da diretoria, para que o time ganhe um título de expressão .

*ESSA pressão passa para os jogadores que, quando encontram adversário retrancados e o gol não sai, ficam nervosos e perdem a naturalidade para jogar. O rendimento cai.

*ATÉ talentos como Diego Souza sofrem com isso. Há momentos em que ele exagera nas faltas e deixa de usar seu talento para decidir. Com isso se nivela aos adversários.

*ALÉM disso, faltam dois bons laterais, um na direita e outro na esquerda. Falta alguém para criar jogadas ao lado de Cleiton Xavier. E, na zaga, falta um líder, o talento.

*EM RAZÃO disso, o Palmeiras oscila demais. Reconheço que, com Murici não dava mais. Mas também acho que Antonio Carlos não vai colocar o time nas semifinais.

*AH, falta um detalhe. Só Robert no comando do ataque era pouco. A contratação de Everton deve melhorar o poder ofensivo do time. Mas é preciso alguém criar jogadas.

*PARA concluir: dos chamados grandes, o Palmeiras é, em minha opinião, o que tem elenco mais limitado. Não tem peças de reposição. Daí a necessidade de contratações.

*TAMBÉM considero Gilberto Cipullo um fracasso como dirigente de futebol. Ele tem empáfia, é arrogante, mas não sabe nada de bola. Deveria ser afastado do cargo. Já.

*DIZEM que Seraphim Del Grande poderia assumir o cargo. Então que assuma esta semana. Que Cipullo saia. Belluzzo não pode mais dar respaldo a esse incompetente.

*POR FALAR em Belluzzo ele tem sido uma tremenda decepção para a coletividade palmeirense. Até agora, não fez nada que pudesse receber aplauso como presidente.

*AO CONTRÁRIO. Apesar de ser um famoso economista, tem administrado mal as finanças do clube. Tanto que o clube tem um saldo negativo muito alto em seu balanço.

*DIANTE disso, Belluzzo deveria ter a dignidade de pedir seu afastamento. Deve passar o bastão. Administrar clube de futebol não é como dar opinião sobre economia.

*O SÃO PAULO conseguiu golear. Ufa. Até que enfim esse time fez mais de dois gols num jogo. E tudo graças a um estreante, o jovem Fernandinho, que foi do Barueri.

*EM QUARENTA e cinco minutos ele fez quatro gols e acabou com a defesa do Monte Azul. Tem velocidade, bom domínio de bola e ótima visão de gol. Pode se consagrar.

*EM compensação, jogadores como Cleber Santana e Richarlysson pouco produziram. Esse último por sinal, é raçudo mas tecnicamente limitado. Erra passe de meio metro.

*RODRIGO Souto estreou de forma discreta. Ainda não é aquele volante de qualidade que jogou no Santos. Mas deve melhorar. Cleber Santana também deve evoluir.

*ALEX Silva fez sua reestréia de forma brilhante. Não errou uma pelo seu setor. Quando Xandão voltar, Alex poderá formar com ele e Miranda ótimo trio defensivo.

*NA FRENTE o São Paulo precisa se definir. Não gosto do Washington. Se Fernandinho render bem como no domingo, deve ser titular. Talvez com Dagoberto.

*AINDA assim, bato na tecla de que o Tricolor precisa de um grande centro avante. Neste caso, Fernandinho seria o meia avançado e Jorge Wagner o meia recuado.

*TRICOLOR joga mais uma fora pela Libertadores neste mês. Perigo. Se perder, pode complicar-se já na primeira fase da Copa. É jogo para ganhar ou ganhar. Nem empatar.

*DOIS grandes e dois clubes médios. Santos e São Paulo, Santo André e Botafogo RP compõem o G-4. Corinthians corre um pouco atrás. Palmeiras está quase fora da briga.

*ENTRE os clubes que podem cair, Rio Branco, Paulista, Monte Azul e Sertãozinho. Acho que esses dois últimos dificilmente escapam. Os outros dois ainda tem chances.

*PAULISTA A-1 tem o União São João de Araras na liderança. Seguido de Pão de Açúcar e Linense, São Bernardo e São Bento. Pior time da série é o Grêmio de Osasco.

*NA SÉRIE A -3, os cinco melhores são: Red Bull, Palmeiras B, Penapolense, Juventus e Comercial. O pior time é a Santista. Em 2011, Palmeiras B pode estar na A-2.

*TRES decepções pra mim: Guarani, de Campinas (time do Artur), Rio Preto e América de Rio Preto (minha terra). Não dá para entender como podem ter times tão ruins.