Segundona: Vencer o dérbi com o União Barbarense não basta ao Rio Branco para avançar

Tigre precisa vencer o arquirrival e torcer contra concorrentes à vaga por índice técnico

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 18 (AFI) - O Rio Branco recebe o arquirrival União Barbarense na tarde desta quarta-feira, às 15h, no Décio Vitta, em Americana, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão (Quarta Divisão).

Na terceira colocação do Grupo 4, com dez pontos e duas vitórias, o Tigre, que chegou a liderar chave, entra em campo sem depender mais de suas próprias forças para avançar à segunda fase competição. O líder Independente (14 pontos e quatro vitórias) e vice-líder Itararé (13 pontos e quatro vitórias) já estão classificados e eliminados estão o União Barbarense aparece em quarto lugar, com sete pontos e o lanterna Elosport, com cinco.

Matemática improvável

Caso vença o derbi e o Itararé perca para Independente em Limeira, o Rio Branco chegará aos mesmos pontos da equipe itarareense, porém permanecerá na terceira posição da chave pelo critério de desempate, número de vitória (4 a 3).

Rio Branco precisa de combinação de resultado (Foto: Divulgação/Rio Branco)
Rio Branco precisa de combinação de resultado (Foto: Divulgação/Rio Branco)

O SKa Brasil, como terceiro colocado do Grupo 7, com 13 pontos e quatro vitórias, já garantiu uma das duas vagas por índice técnico, ou seja, conforme regulamento, somente dois melhores terceiros colocados no geral, avançam para os mata-matas eliminatórios.

Índice técnico

Sendo assim, resta ao Tigre tentar conquistar a única vaga que resta do índice técnico. Para isso, além de vencer o dérbi com o União Barbarense, o Alvinegro americanense terá que torcer por dois resultados do Grupo 2, tropeço do Osvaldo Cruz contra o Assisense, no Tonicão, em Assis e derrota do Vocem diante do Tupã FC, no Alonsão, em Tupã. O Osvaldo Cruz FC tem 10 pontos e três vitórias e, o Vocem soma 12 pontos, três vitórias e oito gols de saldo.

Lembrando que todos os jogos desta última rodada desta primeira fase da Segundona, estão agendados para tarde desta quarta-feira, às 15 horas.

Retrospecto do dérbi

Rivais desde 1980, Rio Branco e União Barbarense se enfrentaram 67 vezes por competições oficiais, com grande vantagem no retrospecto do dérbi para a equipe de Santa Bárbara. Foram 30 vitórias do Leão da Treze, contra 14 do Tigre da Paulista, além 23 dérbis que terminaram empatados. Os unionistas assinalaram 88 gols, contra 77 gols do time de Americana.

No primeiro turno da competição atual, houve empate por zero a zero, no Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara D'Oeste, duelo válido pela quinta rodada da primeira fase, realizado em 1º de novembro.