Segundona: Em desvantagem histórica no dérbi, Independente recebe o União Barbarense

Retrospecto do dérbi regional é equilibrado: são 19 vitórias do Leão da Treze, contra 15 do Galo em 44 embates oficiais

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 17 (AFI) - Em duelo regional entre alvinegros, o Independente recebe o União Barbarense neste domingo, às 10 horas, no Estádio Comendador Agostinho Prada, o Pradão, na cidade de Limeira, pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23, popular Segundona ou Bezinha, a quarta divisão estadual. As duas equipes fazem parte do Grupo 4 ao lado de Elosport, Itararé e Rio Branco.

Pela competição do ano passado, o Galo de Limeira foi eliminado na terceira fase, como terceiro colocado do Grupo 16, com oito pontos, dois atrás do vice-líder Amparo, que avançou às quartas de final.

Já a equipe de Santa Bárbara D’Oeste não passou da primeira fase, encerrando sua participação como quinto colocado do Grupo 3, com 14 pontos, cinco atrás do próprio Independente, que avançou como quarto colocado da chave.

RETROSPECTO HISTÓRICO

Independente e União Barbarense já se enfrentaram 44 vezes por competições oficiais, desde 1975. Na história deste dérbi regional os números apontam vantagem no retrospecto para o Alvinegro de Santa Bárbara D’Oeste. Foram 19 vitórias do Leão da Treze, contra 15 do Galo da Vila Esteves, além de 10 confrontos que terminaram empatados. O time unionista assinalou 60 gols, contra 59 do Alvinegro de Limeira.

TABU DE 12 ANOS

Como mandante, o Independente não perde para o União Barbarense há 12 anos. A última derrota no Pradão para o Leão da Treze foi por 3 a 1, pela Série A3 do Campeonato Paulista de 2008. De lá pra cá, o Galo recepcionou o rival em mais três oportunidades e venceu as três partidas.

DERBIS RECENTES

Em 2019, os rivais se enfrentaram na primeira fase da Bezinha e o Galo venceu os dois jogos contra o Leão. No primeiro turno, com gols de Lucas Marques e Kaio (2), o Galo da Vila Esteves venceu o União por 3 a 1, em pleno Antônio Lins Ribeiro Guimarães, a Toca do Leão, em Santa Bárbara D’Oeste, pela 5ª rodada. Juninho descontou para os barbarenses.

No segundo turno, com gols de Ramalho, Kaio (2) e Edu Brito, o Independente venceu o Leão da Treze por 4 a 1, no Pradão, pela 12ª rodada. Brendon fez o gol do União.