Segundona: No retorno, Araçatuba desafia tabu contra América no Adhemarzão

A partida marca o retorno da Associação Esportiva Araçatuba-AEA aos gramados por competições oficiais depois de 4 anos

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 17 (AFI) - O Araçatuba recebe o América na manhã deste domingo (18), às 10 horas, no Estádio Municipal Adhemar de Barros, o Adhemarzão, na cidade de Araçatuba, pela primeira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Segunda Divisão Sub-23, popular Segundona ou Bezinha, a quarta divisão estadual. As duas equipes fazem parte do Grupo 1 ao lado de Andradina, Bandeirante e Tanabi.

A partida marca o retorno da Associação Esportiva Araçatuba-AEA aos gramados por competições oficiais depois de 4 anos de inatividade. Sua última participação foi pela primeira fase da Bezinha 2016, quando a equipe araçatubense ficou na lanterna do Grupo 2, chave que era composta por Atlético Araçatuba, Bandeirante, Inter de Bebedouro, José Bonifácio, Tanabi, XV de Jaú, além do próprio América, o adversário deste domingo.

TIME CANARINHO
Fundada em 1972, o time canarinho da região noroeste do estado paulista, que já disputou o Paulistão por oito temporadas, entre 1992 e 2000, tenta acesso à Série A3 (terceira divisão), competição que participou pela última vez no ano de 2007.

Já o América, que conta com 44 participações na primeira divisão paulista (Série A1), vem para sua sexta temporada na quarta divisão na tentativa de regressar à Série A3, divisão que disputou pela última vez em 2014. Pela Bezinha 2019, o Mecão não passou da primeira fase, ficando na lanterna do Grupo 1, com apenas oito pontos conquistados em 12 jogos, apenas 22.2% de aproveitamento.

RETROSPECTO ENTRE RIVAIS

Rivais desde 1992, Araçatuba e América se enfrentaram por competições oficiais em 18 oportunidades, sendo dez vezes pelo Paulistão. O retrospecto favorece a equipe alvirrubra de São José do Rio Preto. Foram nove vitórias do Mecão, contra cinco da AEA, além de quatro confrontos que terminaram empatados.

TABU DE 19 ANOS

A última vitória do Canário sobre o América foi há 19 anos, por 1 a 0, no Estádio Teixeirão, na cidade de São José do Rio Preto, jogo válido pelo segundo turno da Série A2 (segunda divisão) de 2001. Já o último triunfo sobre o rival rio-pretense no Adhermazão foi há 23 anos, por 3 a 0, pelo Paulistão de 1997.

As duas equipes não se enfrentam há 4 anos. No último encontro, com gols do zagueiro Dias e do atacante Lucas Carioca, o América bateu o Canário por 2 a 0, em pleno Estádio Adhemarzão, em Araçatuba, pela 12ª rodada da primeira fase da Segunda Divisão de 2016.