Paulista x Marília - Em duelo animal, Galo e Tigrão definem título da Segundona!

Com acesso para o Paulista A3 de 2020 já garantido, equipes fazem finalíssima às 16h deste sábado, no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 01 (AFI) - Após quase sete meses de disputas, a Segundona Paulista chegará ao fim neste sábado. Às 16h, Paulista e Marília, duas das camisas mais tradicionais do Estado de São Paulo que já garantiram acesso para o Paulista A3 de 2020, vão a campo pela rodada de volta da grande decisão.

_______________________________________________________________________________________________________

O duelo terá transmissão ao vivo da FPF TV. Além disso, a Rádio Futebol Interior entrará em cadeia com a Rádio Difusora, de Jundiaí. Rafael Mainini ficará na narração, enquanto Heitor Freddo e Robinson Berró Machado comentam, Luís Antônio Cobrinha e Guilherme Barros reportam e Adílson Freddo ancora. Além disso, Rafael Porcari fará ancoragem e comentários.
_____________________________________________________________________________________________________

A partida de ida aconteceu no último sábado, 26, no estádio Abreuzão, em Marília, e terminou empatada sem gols. Assim, como teve melhor campanha nas fases anteriores, o time tricolor será campeão estadual com nova igualdade, enquanto a equipe alviceleste depende de uma vitória simples.

É NO FUTEBOL INTERIOR
Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO e também pelo aplicativo.

O App Placar FI está disponível tanto no Google Play como na App Store.

CONFIRA COBERTURA COMPLETA DO PAULISTA DA SEGUNDA DIVISÃO!

Foto: Gustavo Amorim / Paulista - Foto: Gustavo Amorim / Paulista
Foto: Gustavo Amorim / Paulista

TRADIÇÃO E QUEDA
Donos de uma enorme tradição, Paulista e Marília já se enfrentaram em 60 oportunidades, com 23 vitórias marilienses, 19 jundiaienses e mais 18 empates. O time alviceleste anotou 70 gols e tomou 59 da equipe tricolor. Os clubes, aliás, já se encontraram em competições como Paulistão, Paulista A2 e Paulista A3 e também no Campeonato Brasileiro da Série B. Nos últimos anos, porém, ambos colecionaram decepções.

Afastado do Campeonato Brasileiro desde a Série D de 2012, o Marília vive em uma verdadeira gangorra no Estadual, já que emendou dois acessos até chegar ao Paulistão de 2015, quando foi rebaixado. Depois, as quedas no Paulista A2 de 2016 e no Paulista A3 de 2018 jogaram a equipe alviceleste na Segundona.

O Paulista teve uma queda ainda mais acentuada. Campeão da Copa do Brasil de 2005, disputou a Libertadores de 2006 e quase subiu para o Brasileirão de 2007, mas teve que disputar a Série D já em 2009. No Estadual, caiu no Paulistão de 2014, no Paulista A2 de 2016 e no Paulista A3 de 2017. Ano passado, ficou entre os oito melhores da Segundona Paulista.

Paulista tem melhor campanha e joga pelo empate
Paulista tem melhor campanha e joga pelo empate

CAMPANHAS
O acesso de ambos pode ser explicado nos números desde o começo da Segundona. Na primeira fase, o Marília fez 21 pontos em dez rodadas, liderando o Grupo 4 com 70% de aproveitamento. Primeiro colocado do Grupo 5, o Paulista foi ainda melhor: 29 pontos em 12 jogos no Grupo 5, campanha de 80,6% de êxito.

Na segunda fase, o time alviceleste ficou invicto e liderou o Grupo 10 - foram três vitórias e três empates. A equipe tricolor teve campanha parecida, mas somou 11 pontos, já que perdeu uma vez, mas esteve na ponta do Grupo 11 mesmo assim.

Na etapa seguinte, cenário similar. O Marília conseguiu dez pontos no Grupo 13 e mais uma vez ficou na primeira colocação. O Paulista também, já que somou onze. Dessa forma, se credenciaram como grandes candidatos ao acesso.

Nas quartas de final, a equipe alviceleste despachou o São José com um empate por 2 a 2, no Martins Pereira, em São José dos Campo, e uma vitória, em casa, no Abreuzão, por 2 a 0. O time tricolor foi ainda melhor, já que venceu o Assisense por 2 a 0 duas vezes.

Na etapa que definiu os classificados para o Paulista A3 de 2020, o Marília conseguiu reverter a vantagem do Fernandópolis, venceu a ida por 2 a 0 e segurou o 1 a 1, no Cláudio Rodante, para chegar ao acesso. De novo, o Paulista teve campanha perfeita. Na primeira semifinal, 2 a 0 no Flamengo em pleno Ninho do Corvo. Depois, 2 a 1 em casa.

Marília eliminou o Fernandópolis diante de três mil torcedores
Marília eliminou o Fernandópolis diante de três mil torcedores

COMO CHEGAM OS DONOS DA CASA?
O Paulista não terá o zagueiro Joaquim, que tomou o terceiro cartão amarelo na partida de ida, no Abreuzão e terá que cumprir suspensão automática. Por outro lado, os meias Pedro Demarchi, que foi expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no segundo jogo da semifinal, e Matheus Morais, que se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo, retornam.

Dessa forma, Mingotti formará o miolo defensivo ao lado de João Paulo. No meio-campo, a dupla que está de volta colocará Carlinhos e Kawan no banco de reservas, fazendo o setor com Terra, Nenê e Jeferson.

“Estou muito confiante, pois não sofrendo gols seremos campeões. Tecnicamente, não tem muito o que estar preparando. O fator crucial é a concentração. O time que estiver mais concentrado será campeão. O mínimo detalhe irá decidir esse jogo”, afirmou o goleiro Matheus.

COMO CHEGAM OS VISITANTES?
O Marília pode entrar em campo com uma zaga alternativa. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Gutierrez é desfalque certo. Além disso, Guilherme Café tenta se recuperar de uma virose - é provável que fique ao menos no banco de reservas e dê lugar a Brunão. Dessa forma, o único defensor confirmado é Raphael.

Se a zaga tem problemas, o técnico Ricardo Costa comemora o retorno de dois atletas que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo na partida de ida: enquanto o volante Matheus Chiclete será opção no banco de reservas, o atacante Breno entrará na vaga de Lucas Souza entre os titulares.

“A expectativa é a melhor possível, estamos bem confiantes para a partida. Eu peguei uma intoxicação alimentar, estou me recuperando. Se eu conseguir me recuperar e puder jogar, eu vou dar o meu melhor, como eu sempre venho fazendo”, disse Guilherme Café.

Ficha Técnica

Fase
Final
Rodada
2ª rodada
Data
02/11/2019
Horário
16h00
Local
Jaime Cintra - Jundiaí (SP)
Árbitro
Douglas Marques das Flores

Renda
R$ 126.260, 00
Assistentes
Gustavo Rodrigues de Oliveira e Evandro de Melo Lima

Público
7895
Cartões Amarelos
Paulista: Gabriel, Mingoti, João Paulo
Marília: Erick Bessa

Cartões Vermelhos
Marília: Mikael, Rafael
Gols
Paulista: João Paulo 14' 1T, Matheus Morais 7' 2T, João Paulo 43' 2T
Marília: Bruno 25' 1T, Breno 15' 2T, Dener 27' 2T
Paulista
Matheus Lopes;
Victor Emerson, João Paulo, Mingotti e Yan;
Pedro Demarchi (Carlinhos) e Gabriel Terra, Matheus Morais (Kawn) e Jeferson;
Edinan (Felipe Lavrador) e Nenê
Técnico: Edson Fio
Marília
Geílson;
Mateus Mima, Raphael, Bruno e Lucas Praxedes;
Hebert, Mykaell, Ícaro e Erik Bessa (Mateus Chiclete);
Breno (Dener) e Lucas Lima
Técnico: Ricardo Costa