Segundona: Pelo titulo, Paulista e Marília se enfrentam pela 61ª vez

Foram 23 vitórias do MAC, 19 do Galo da Japi, além de 18 empates

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 31 (AFI) - Paulista e Marília já garantiram acesso à Série A3 de 2020 e agora estão brigando pelo titulo do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Segundona, o último patamar do futebol profissional de São Paulo.

Depois de empatarem sem gols no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, na cidade de Marília, no último sábado, pelo jogo de ida, as duas equipes voltam a se enfrentar neste sábado, a partir das 16 horas, no estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí, pelo segundo jogo da final.

Um novo empate da o caneco ao Tricolor Jundiaiense por ter realizado melhor campanha no geral da competição, enquanto só a vitória interessa ao Alviceleste.

Crédito: Christian Cabrini/ Divulgação/ FPF
Crédito: Christian Cabrini/ Divulgação/ FPF

FATOR CASA, A ARMA DO PAULISTA
Nesta temporada, o Galo da Japi realizou catorze partidas como mandante, conquistou onze vitórias, dois empates e sofreu apenas duas derrotas, média de 83,3% de aproveitamento.

O Marília, por sua vez, atuou treze vezes na condição de visitante, conquistou seis vitórias, quatro empates e sofreu três derrotas, média de 61,1% de aproveitamento.

INVENCIBILIDADE, MOTIVAÇÃO DO MAC
O Marília, que precisa vencer para se campeão, não sabe o que é perder há oito jogos - quatro vitórias e quatro empates. A ultima derrota foi para a Francana, fora de casa, pelo placar de 3 a 1, na terceira fase da competição.

JEJUM DE TÍTULOS
O último titulo conquistado pelo Marília foi há 17 anos, quando foi campeão da Série A2 de 2002 e conquistou acesso ao Paulistão. Já o Paulista, o campeão da Copa do Brasil de 2005, conquistou seu último titulo há oito anos, sendo campeão da Copa Paulista de 2011.

RETROSPECTO FAVORÁVEL AO TIGRE
Este será o 61º confronto oficial entre as agremiações desde 1954. O retrospecto favorece ao Marília. São 23 vitórias do Alviceleste, contra 19 do Galo da Japi, além de 18 duelos que terminaram empatados.

FAZ TEMPO!
A última vitória do Paulista sobre o rival foi há 10 anos, em partida válida pelo Paulistão de 2009. Naquela oportunidade, o Galo da Japi venceu pelo placar de 5 a 1, gols de Marcelo Xavier, Léo Costa, Enilton e Zé Carlos (2), sendo este o último jogo realizado entre eles em Jundiaí, no Jayme Cintra. De lá para cá, foram apenas mais três duelos, todos no Abreuzão, em Marília, com duas vitórias do Tigre e um empate.