Segundona: União Barbarense e Rio Branco fazem dérbi inédito na Toca do Leão

Esta será a primeira vez que os rivais se enfrentam pela 4ª divisão

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 12 (AFI) - Em duelo entre alvinegros, União Barbarense e Rio Branco medirão forças neste sábado (13), às 16 horas, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, a Toca do Leão, em Santa Bárbara D'Oeste. A partida é valida pela segunda rodada do Grupo 3 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Segundona, o quarto e último patamar do futebol estadual.

Rebaixados na Série A3 (terceira divisão) em 2018, esta será a primeira vez que os rivais se enfrentam pela 4ª divisão do Paulistão.

Na história do dérbi, este será o 65º confronto oficial entre as duas equipes, desde 1980. A supremacia do Alvinegro de Santa Bárbara é muito grande. O Leão da Treze tem mais que o dobro das vitórias do Alvinegro de Americana. São 30 vitórias unionistas, contra apenas 13 triunfos do Tigre, alem 21 empates. O Leão da Treze assinalou 86 gols contra 72 gols do Rio Branco.

 União Barbarense e Rio Branco fazem dérbi inédito na Toca do Leão
União Barbarense e Rio Branco fazem dérbi inédito na Toca do Leão
Além do retrospecto favorito, o time unionista não perde para o rival há seis anos. A ultima derrota foi por 1 a 0, em Americana, pela Copa Paulista de 2013. De lá pra cá, foram sete vitórias e três empates em mais dez dérbis.

Como mandante, o Leão não perde o dérbi há 13 anos. A ultima derrota foi pelo placar de 6 a 0, partida valida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C de 2006. Desde então, o União recepcionou o Tigre mais oito vezes, com seis vitórias e dois empates.

No ultimo dérbi, com gol de pênalti marcado por Jean Natal, o União Barbarense venceu o Rio Branco por 1 a 0, no estádio Décio Vita, em Americana, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3 do ano passado.

Cenário
A equipe de Americana faz sua estreia na Segundona, enquanto que o Leão da Treze estreou, fora de casa, perdendo para a Itapirense por 1 a 0, em Itapira, no estádio Chico Vieira. Além de União Barbarense e Rio Branco fazem parte do Grupo 3, o Brasilis, Jaguariúna, Independente, Itapirense eXV de Jaú.