Segundona: Francana e Taquaritinga fazem duelo tradicional no Lanchão

As duas equipes, que sonham em conquistar acesso a Série A3 (terceira divisão), já disputaram a elite do estadual

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 17 (AFI) - Em duelo tradicional, Francana e Taquaritinga jogam neste domingo de Páscoa (21), às 10h, no estádio Dr. José Lancha Filho, o Lanchão, na cidade de Franca, pela terceira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Segundona, o quarto e último patamar do futebol estadual.

As duas equipes, que sonham em conquistar acesso a Série A3 (terceira divisão), já disputaram a elite do estadual, mas em edições diferentes. A Veterana disputou o Paulistão por cinco vezes consecutivas entre 1978 a 1982. Já o Tricolor taquaritinguense disputou o Paulistão em três oportunidades, em 1983, 1984 e 1993.

Rivalidade antiga
Rivais desde 1957, Francana e Taquaritinga já se enfrentaram oficialmente 36 vezes, entre jogos da segunda, terceira e quarta divisão do estadual e em duelos pela Copa Paulista. Só nesta década foram dez confrontos, com cinco vitórias da equipe alviverde, dois empates e três triunfos do CAT.

Francana e Taquaritinga fazem duelo tradicional no Lanchão
Francana e Taquaritinga fazem duelo tradicional no Lanchão
Pela quarta divisão os confrontos aconteceram em 2017, dentro do grupo 2 da primeira fase, com uma vitória para cada clube. No primeiro turno, com gols de Fernandinho (2), Bruno e Vitinho, a Francana venceu o Leão da Araraquarense por 4 a 1, no estádio Taquarão, em Taquaritinga. Alex Duroc marcou o tento tricolor. No segundo turno, com gol contra do zagueiro Janelson, o Taquaritinga venceu a Veterana por 1 a 0, no estádio Lanchão, em Franca.

Em 2018, Francana e Taquaritinga disputaram a quarta divisão do estadual por grupos diferentes e não se enfrentaram.

Cenário atual
A Veterana estreou na competição vencendo o Sãocarlense por 3 a 0, em casa, e depois empatou com o Catanduvense, fora de casa, por 0 a 0. Já o Taquaritinga , que folgou na rodada passada, estreou com derrota, em casa, para o Catanduvense por 1 a 0.

Na classificação, a Francana é líder do grupo 2, com quatro pontos e o Leão da Araraquarense segura a lanterna da chave, sem ponto algum.