Paulista 1 x 2 Comercial - Leão vence fora e garante classificação na Segundona

Isso porque o time chega a 11 pontos na liderança do Grupo 8. Itapirense e Galo da Japi vêm atrás, ambos com sete pontos.

por Agência Futebol Interior

Jundiaí, SP, 12 (AFI) - O Paulista até saiu na frente do placar, mas foi derrotado pelo Comercial por 2 a 1 na manhã deste domingo, pela penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Paulista 2ª Divisão. A vitória conquistada no estádio Jaime Cyntra garante a classificação antecipada do Comercial.

Isso porque o time chega a 11 pontos na liderança do Grupo 8. Itapirense e Paulista vêm atrás, ambos com sete pontos. O time de Jundiaí perde no saldo de gols (1 a 0). Na próxima rodada, o Paulista encara o Bandeirante no estádio Pedro Marin, às 15 horas do sábado. Ao mesmo tempo, o Comercial atua diante do Itapirense no estádio Francisco de Palma Travassos.

JOGO TÁTICO

Uma partida muito tática. O Comercial escalou seu time com três volantes no meio-campo, marcando forte. O Paulista tinha dois volantes de muita marcação e dois meias que ajudavam bastante na marcação. Resultado: um jogo muito embolado no meio-campo, com pouco espaço e muita luta. Passes errados foram a exaustão – e dos dois lados, nos primeiros 25 minutos de jogo.

As melhores chances de cada equipe foram na bola área. O time de Ribeirão teve uma ótima chance, com seu artilheiro, Gleyson, logo com 30 segundos de jogo – onde Rogério fez boa defesa. Aos 16, Ian teve a melhor oportunidade do Paulista, também de cabeça, mas pegou fraco na bola.
DUAS CHANCES EM SEQUÊNCIA
Aos 26, o Paulista teve uma grande chance na bola parada. Na cobrança de Ian, a bola sobrou para Léo Fernandes, no bico da entrada da pequena área. Mas ele pegou muito embaixo da bola, e passou por cima do travessão. Na sequência, Matheus China teve uma grande oportunidade de gol, ao arriscar de fora da área e exigir que Rogério espalmasse a bola para escanteio.
GOLS PARECIDOS
Aos 34 minutos, o Paulista teve uma falta a seu favor. Rafael Sena cobrou de forma precisa para Cuadrado, que subiu mais alto que todo mundo na pequena área, e no primeiro tempo, testou firme para o fundo da rede. 1 a 0, Paulista. Foi o 7º gol de Cuadrado na competição, sendo o quarto dele nesta segunda fase. Ele é o artilheiro do Galo na temporada.
Logo em sequência, a lei do ex se fez presente. Pior para o Paulista. E o Tricolor tomou um gol quase igual o que ele havia feito. Aos 38, Cesinha cobrou falta na direita, e Gut, na entrada da pequena área, cabeceou no canto esquerdo, sem chance para Rogério. 1 a 1. Gut, revelado nas categorias de base do Paulista, em respeito a sua história e também ao torcedor jundiaiense, preferiu não comemorar o gol, e fez o chamado sinal de respeito.
EXPULSÃO NO PRIMEIRO TEMPO
Rafael Sena conseguiu uma proeza no jogo. Entre os 45 e 46 minutos do primeiro tempo, recebeu dois cartões amarelos – o 1º por reclamação, e o 2º por falta violenta, no meio-campo, na frente dos bancos de reservas, do 4º árbitro e do juiz Vinicius Furlan. Resultado: foi expulso, deixando o Paulista com 10 atletas.
Foi a terceira expulsão do Galo nesta segunda fase – todas em Jundiaí. O Paulista com o vermelho, se tornou o time com mais cartões vermelhos na segunda fase – três e entrou na rodada como o mais amarelado – 16 até a 4ª rodada. Rafael Sena era também o atleta mais faltoso do jogo. Segundo dados do comentarista da Rádio Difusora, Rafael Porcari, das dez faltas cometidas pelo Tricolor no 1º tempo, Rafael Sena havia cometido quatro – ou seja 40%.
COMERCIAL DOMINA E VIRA O JOGO
O time de Ribeirão Preto dominou o segundo tempo. O gol parecia maduro que iria sair. Aos 3, em cobrança de falta, a sobra ficou com Gleyson, que chutou cruzado e Carlos Junior na pequena área salvou o Tricolor de sofrer a virada.
Depois, aos 13 minutos, Maycon chutou forte da entrada da área e Rogério fez a defesa. Mas aos 19 minutos a bola de Cesinha foi indefensável. Livre da entrada da área, o meio-campista acertou um belo chute, no ângulo esquerdo de Rogério – vira-vira – 2 a 1 para o Comercial. E aos 25, o alvinegro de Ribeirão não ampliou em bela cabeçada de Gleyson, pois Rogério fez enorme defesa.
Texto e foto: Thiago Batista / Esporte Jundiaí

Ficha Técnica

Fase
Segunda Fase
Rodada
5ª rodada
Data
12/08/2018
Horário
10h00
Local
Jaime Cyntra - Jundiaí (SP)
Árbitro
Vinicius Furlan

Renda
R$ 9.121,00
Assistentes
Risser Jarussi Corrêa e Luis Alexandre Nilsen

Público
1.033 pagantes
Cartões Amarelos
Paulista: Rafael Sena
Comercial: Liniker, Michael Douglas, Cesinha

Cartões Vermelhos
Paulista: Rafael Sena
Gols
Paulista: Cuadrado 35' 1T
Comercial: Otávio Guti 39' 1T, Cesinha 20' 2T
Paulista
Rogério,
Léo Fernandes (Vinicius Fleck), Carlos Júnior, Papaléguas e Ian;
Zulu, Magno, Rafael Sena e Natham (Gildo);
Cuadrado e Jonathan Brito (Zunquinha)
Técnico: Sérgio Caetano
Comercial
Geilson,
Júlio César, Michael Douglas, Gut e Luanderson;
Gabriel Bispo, Lineker (Danielzinho), Cesinha (Guilherme Café) e Matheus China;
Gleyson e Maycon (Michel Denner).
Técnico: Pinho
 
 
" />