Palmeiras 'vence' no TJD e Matonense perde por W.O. no Paulista Sub-20

O caso foi julgado pela 3ª Comissão Disciplinar em Sessão Extraordinária

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 05 (AFI) – O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de São Paulo julgou na manhã desta quarta-feira o polêmica confronto entre Palmeiras e Matonense no CT Palmeiras II, pelo Campeonato Paulista Sub-20. Denunciado no Artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o clube de Matão foi punido com multa de R$ 1 mil e ainda perdeu os pontos da partida – o time da casa foi decretado vencedor por 3 a 0. Independente do resultado os dois estão classificados no Grupo 10.

O caso foi julgado pela 3ª Comissão Disciplinar em Sessão Extraordinária. Estiveram presentes o presidente Ricardo de Paula Coelho e os auditores Giuliano dos Santos Pepe, Oswaldo Abrão José e Paulo Roberto Bueno. A decisão seguiu o Artigo 205 do CBJD, que diz: “Impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”.

No último sábado, quando o jogo já estava 1 a 0 para o Palmeiras, o árbitro Jefferson Dutra Giroto paralisou a partida aos 10 minutos do primeiro tempo quando percebeu que a Polícia Militar, responsável pela segurança, havia deixado o CT Palmeiras II para atender uma ocorrência. Após 37 minutos de espera, o policiamento voltou, mas a Matonense se recusou a continuar jogando. Na visão do clube deveria ser decretado W.O. em favor do clube de Matão por exceder o tempo limite de espera, que é de 30 minutos.

Palmeiras e Matonense já estavam classificados e voltam a se enfrentar na terceira fase
Palmeiras e Matonense já estavam classificados e voltam a se enfrentar na terceira fase
Mas nem o árbitro Jefferson Dutra Giroto, nem o TJD concordaram com o time visitante, que foi julgado por abandonar a partida: “Para os fins deste artigo, presume-se a intenção de impedir o prosseguimento quando o resultado da suspensão da partida, prova ou equivalente for mais favorável ao infrator do que ao adversário”, diz o último parágrafo do Artigo 205 do CBJD.

A decisão era importante para definir o futuro da competição, já que dependia do resultado para desenhar as chaves da próxima fase. Com a vitória, o Palmeiras assumiu a liderança do Grupo 10, ultrapassando o rival Corinthians. A Matonense se mantém em terceira, com seis pontos, e classificada como a quarta melhor campanha entre os terceiros colocados. Por ironia do destino, Palmeiras e Matonense vão voltar a se enfrentar na terceira fase do Paulista Sub-20, agora pelo Grupo 12.

COMO FICAM OS GRUPOS

Na terceira fase os 16 clubes classificados se dividem em quatro grupos. No Grupo 12 teremos Ponte Preta, Palmeiras, Santo André e Matonense. Grupo 13 com São Caetano, Ituano, Red Bull Brasil e Desportivo Brasil. Grupo 14 tem Portuguesa, Novorizontino, XV de Piracicaba e Corinthians. Fechando o Grupo 15 fica São Paulo, Botafogo, Água Santa e Guarani.

Apenas os dois primeiros de cada grupos se classificam para as quartas de final, quando a competição passa a ser mata-mata – os confrontos nesta fase passam a contar a campanha somada durante toda a competição. O Palmeiras é o atual campeão do Paulista Sub-20.

 
 
" />