Pesquisa em Jundiaí aponta: meia do Fluminense atingiu seu sexto hat-trick

Jornalista Thiago Olim descobriu dados com o historiador de Jundiaí Ivan Gottardo e enaltece mais o feito de Nenê

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 28 (AFI) – Esta semana o experiente meia Nenê de 39 anos marcou três gols pelo Fluminense na vitória sobre o Figueirense, por 3 a 0, pela Copa do Brasil. Este teria sido, segundo a grande imprensa, seu quinto hat-trick (quando um jogador faz três gols num só jogo).

Mas na verdade ele chegou ao seu sexto hat-trick, devido um conquistado no início de carreira quando atuou pelo Etti Jundiaí, atual Paulista de Jundiaí e que disputa a segunda divisão de São Paulo.
Nenê: muitos gols pelo Etti Paulista
Nenê: muitos gols pelo Etti Paulista

O levantamento foi feito pelo jornalista de Jundiaí, Thiago Olim, junto ao historiador Ivan Gottardo.

CONTRA A GOLEADA
O hat-trick desconhecido pela grande mídia ocorreu justamente no início de carreira de Nenê, no ano de 2000.

Ocorreu em 15 de outubro de 2000. Pela 2.ª rodada do segundo turno da segunda fase do Módulo Branco da Copa João Havelange, o Paulista, na época chamado de Etti Jundiaí, enfrentou a Matonense e venceu por 7 a 0.

Nenê que entrou durante a partida no lugar de Izaías, fez três gols: aos 7 e 20 do primeiro tempo e aos 47 minutos do segundo tempo.

Neste jogo também marcaram Gilson Batata – e também foram três gols (aos 24, 38 e 41 minutos do segundo tempo) e o zagueiro Thiago Martinelli (ex-zagueiro de Vasco e São Caetano) logo com dois minutos de jogo. Estes dados foram retirados de fichas técnicas históricas fornecidas pelo historiador Ivan Gottardo.

VEJA OS GOLS DO HAT-TRICK


SÃO SEIS CLUBES
Agora com a história devidademente relatada, pode-se garantir que Nenê fez hat-trick pelos seguintes clubes: Etti Jundiaí, Alavés (ESP), Paris Saint-Germain (FRA), Al-Gharafa (QAT), Vasco da Gama e agora Fluminense.

Portando, o segundo hat-trick da carreira foi no dia 18 de setembro de 2005, em uma partida válida pelo Campeonato Espanhol, Nenê atuava pelo Alavés e a vítima foi o Getafe.

Sete anos depois, no dia 13 de maio de 2012 – vestindo a camisa do PSG – o atleta voltou a repetir o desempenho e dessa vez o adversário era o Rennes. Um ano depois, em 2013, após sem transferido para o Al-Gharafa, no Qatar, o meia-atacante balançou as redes três vezes no mesmo jogo contra o Umm-Salal, no dia 23 de novembro.

NOS CARIOCAS
Ao chegar no Vasco por um custo zero em 2015, Nenê se destacou no time carioca e na estreia no Brasileirão da Série B, o jogador marcou três gols na vitória por 4 a 0 diante do Sampaio Corrêa no dia 14 de maio de 2016. Além disso, deu a assistência para o gol de Riascos.

Seu último hat-trick aconteceu na última terça-feira na classificação do Fluminense sobre o Figueirense, na Copa do Brasil, no êxito por 3 a 0.
Nenê comemora hat-trick no Fluminense
Nenê comemora hat-trick no Fluminense

PASSOU RASPANDO
No Paulista, Nenê chegou ainda perto de um hat-trick outras quatro vezes, quando com a camisa do Galo marcou dois gols no mesmo jogo.

Por duas vezes na mesma Copa JH de 2000, na vitória em Jundiaí sobre o Madureira por 4 a 0, em 6 de setembro, e no êxito em casa sobre a Tuna Luso por 4 a 0, em 4 de novembro.

No Paulista da Série A2 de 2001, na vitória por 3 a 1 sobre o São José, no Vale em 13 de maio; e no Rio-SP de 2002, na goleada sobre o América do Rio por 6 a 1, em 7 de abril.

COLABORAÇÃO DE THIAGO OLIM