Segundona: Primeiro acesso do Paulista em 1968 é tema de livro

“1968 O Ano que o Galo Cantou”, da editora Pontes é escrito por Ivan Henrique Gottardo

por Agência Futebol Interior

Jundiaí, SP, 23 (AFI) - Há menos de uma semana o Paulista conquistou o acesso para a Série A-3 do Campeonato Paulista e a torcida fez a festa no estádio Jayme Cintra. A vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo de Guarulhos no último sábado, pela Segunda Divisão, valeu a ascensão de divisão ao Galo.

A história do clube é vasta e de muitas conquistas. Uma em especial, a do acesso de 1968 de forma invicta e a primeira da história do clube virou tema de livro “1968 O Ano que o Galo Cantou”, da editora Pontes. Naquele ano, o Paulista subiu após vencer o Barretos por 3 a 0, em partida realizada no Parque Antártica, em São Paulo.

Primeiro acesso do Paulista em 1968 é tema de livro
Primeiro acesso do Paulista em 1968 é tema de livro

O livro do autor Ivan Gottardo tem 251 páginas e conta a história daquele acesso de forma detalhada, com várias fotos em preto e branco, fichas técnicas de todas as partidas do campeonato, fotos e fichas dos jogadores que fizeram parte do elenco campeão.

“A ideia surgiu no meio do ano passado quando encontrei com o professor Hélio Maffia no Centro de Memória e comecei a conversar com ele. Ele contou algumas histórias e me deu o estalo que iria fazer 50 anos da conquista em 2018. O livro é uma homenagem a um time, que 50 anos atrás, de forma invicta, levou o Paulista pela primeira vez à elite para jogar contra os grandes do Estado. É uma forma também de deixar esta história registrada para as novas gerações. A história do Paulista é vasta e precisamos contá-la”, afirma.

O autor destaca algumas das várias histórias relatadas no livro. “Antes da competição, o Guarani emprestou sete jogadores para o Paulista, porque a Ponte Preta também estava na divisão de acesso e, por conta da rivalidade, o Guarani resolveu reforçar o Paulista para dificultar a vida deles. Os jogos finais também são marcantes. No jogo do acesso contra o Barretos, mais de 13 mil jundiaienses foram daqui para São Paulo acompanhar o jogo disputado no Parque Antártica. Foi uma festa linda e inesquecível”, afirma.

Autor Ivan Gottardo
Autor Ivan Gottardo

Quem é - Ivan Henrique Gottardo é engenheiro eletricista formado pela UNIP e é apaixonado por futebol e pelo Paulista. Tornou-se pesquisador buscando conhecimento sobre a história do Galo, formando um acervo enorme de dados e fotos que o tornaram referência quando o assunto é a história do clube. Há mais de dez anos mantém um blog para opinar e registrar o presente, além de perpetuar a história do clube. É referência e fonte para toda imprensa quando se fala de Paulista

Como adquirir - Quem quiser o livro pode solicitar através do e-mail i[email protected], pelo telefone (11) 9 8366-0647 ou ainda pela página do livro no Facebook (facebook.com/1968galo). O valor é R$ 40,00.