Com Majestoso na final, Paulista Feminino de Futebol tem aumento na audiência

De acordo com dados da federação, a edição de 2019 apresentou crescimento de 261% no número de espectadores

por Agência Estado

São Paulo, SP, 01 - A decisão do Campeonato Paulista Feminino entre São Paulo e Corinthians, neste sábado e no dia 16, vem acompanhada de uma grande novidade: transmissão ao vivo multiplataforma dos dois jogos que definem o campeão estadual.

Na TV aberta, as partidas serão exibidas pela TV Cultura e a Rede Vida, e, na TV por assinatura pelo SporTV. A Federação Paulista de Futebol exibirá os jogos nas plataformas digitais Facebook, YouTube, Twitter e Mycujoo.

De acordo com dados da federação, a edição de 2019 do Paulista Feminino apresentou crescimento de 261% no número de espectadores em comparação com 2018, com 2,9 milhões de visualizações na FPF TV.

BOA NOTÍCIA!
Segundo a diretora de futebol feminino da FPF, Aline Pellegrino, a previsão é manter a transmissão através do streaming em 2020.

"Queremos aumentar a entrega, e continuar contando com a mídia que está dando cobertura específica. Estamos negociando com os canais que estão nas finais para continuarem no próximo ano", disse.

DENTRO DE CASA
Outra novidade é a decisão ocorrer nos estádios principais dos finalistas: Morumbi e Arena Corinthians. O São Paulo costuma mandar seus jogos no centro de treinamento de Cotia e no estádio do Pacaembu. Já o Corinthians, no Parque São Jorge.

TORCIDA
A partida deste sábado, no Morumbi, começa às 11 horas. O acesso será exclusivo aos torcedores do São Paulo, conforme determinação do Ministério Público Estadual. Os ingressos foram distribuídos gratuitamente até esta sexta-feira. O jogo de volta, em 16 de novembro, na Arena Corinthians, também às 11h, também terá apenas torcedores do time da casa.

ANSIOSA!
"Ficará marcado para mim como a primeira vez que joguei lá (Morumbi). Ainda existe torcida única pela falta de educação de muitas pessoas. Mas no futebol feminino perdemos muito com isso, porque as crianças gostam de ir ao estádio para acompanhar", diz a atacante do São Paulo, Cristiane.

CAMPANHAS
Campeão recentemente da Libertadores, o Corinthians chega como favorito para conquistar o título do Campeonato Paulista, em um ano de mudança de patamar do futebol feminino.

"Já estou há um tempo jogando o campeonato Paulista. É o único título que eu não tenho. Serão duas grandes finais", a zagueira corintiana Pardal.

O Corinthians busca o título inédito da competição. Com uma campanha invicta no Estadual, o time ganhou os 18 jogos disputados. A equipe chegou a emplacar 34 vitórias consecutivas na temporada, recorde mundial que foi parar no Guinness Book. O time ainda conta com três atletas na lista da última convocação da seleção brasileira: a goleira Letícia, a zagueira Erika e a lateral-esquerda Tamires.

Foto: Rodrigo Corsi/FPF
Foto: Rodrigo Corsi/FPF
O São Paulo voltou a ter um time feminino esse ano e vai disputar seu terceiro troféu do Paulista.

O elenco são-paulino conta com a experiência e o sucesso da atacante Cristiane para resgatar o prestígio que teve na modalidade, principalmente no final dos anos 1990, com uma equipe que contou com nomes como Sissi, Kátia Cilene e Formiga. Em 18 jogos, o São Paulo acumulou dez vitórias, sete empates e apenas uma derrota.