Campeonato Paranaense terá nova fórmula de disputa em 2020, confira!

O Athletico é o atual campeão do torneio e defenderá o título mais uma vez

por Agência Futebol Interior

Curitiba, PR, 18 (AFI) - O Conselho Técnico do Campeonato Paranaense foi realizado na manhã desta sexta-feira, no Hotel Lancaster, em Curitiba. Foi definida a fórmula de disputa, a mesma que foi utilizada em 2015. A escolha se deu através de votação dos 12 clubes participantes da Primeira Divisão.

FÓRMULA DE DISPUTA!
Na Primeira Fase, os clubes se enfrentarão em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da temporada anterior, e cinco mandos para os demais clubes. Classificam-se para a segunda fase, os oito clubes melhores classificados. A partir daí, os duelos serão mata-mata, até que o campeão seja conhecido.

Descenderão ao Campeonato da 2ª Divisão na temporada seguinte os dois clubes que somarem o menor número de pontos na Primeira Fase (11º e 12º colocados). O Campeonato Paranaense de 2020 dará ainda três vagas para a Série D do Brasileiro de 2021. Assim, acabou sendo extinta a Taça FPF Sub-23

O Campeonato Paranaense de 2020 terá início em 18 de janeiro e terminará em 26 de abril. Diferente de 2019, não há limite para número de registros de atletas.

Athletico Paranaense é o atual campeão estadual - Miguel Locatelli/Site Oficial
Athletico Paranaense é o atual campeão estadual

PRESENTES NO EVENTO
Estiveram presentes no evento os representantes dos clubes que disputarão a competição: Clovis Dias (Cascavel Clube Recreativo), Lucas Barella Franzato (Cianorte Futebol Clube), Gustavo de Paula e Silva Rocha (Club Athletico Paranaense), Ivo Sendeski (Clube Esportivo União), Samir Namur (Coritiba Foot Ball Club), Valdinei Antonio da Silva (Futebol Clube Cascavel Ltda), Mayara Gomes Suzuki (Londrina Esporte Clube), José Álvaro Góes Filho (Operário Ferroviário Esporte Clube), Alex Rodrigues Brasil (Paraná Clube), Renato Roberto Muniz David (PSTC), Itamar Bill (Rio Branco Sport Club) Carlos Alberto Dulaba (Toledo Esporte Clube).

EM 2019...
O Campeonato Paranaense 2019 terminou com Athletico como campeão, nos pênaltis, em cima do Toledo. Acabaram rebaixados: Maringá e Foz do Iguaçu. Em contrapartida, subiram: União e PSTC.