Queda no estadual, desistência de Série D e falta de verba fecham Corinthians-PR

Primeiro clube-empresa criado a partir da lei Pelé, o J.Malucelli encerrou suas atividades no futebol

por Agência Futebol Interior

Curitiba, PR, 06 (AFI) - Fundado em 21 de Setembro de 1998, o J. Malucelli encerrou oficialmente suas atividades nesta semana, após a diretoria do clube não ter comparecido no Conselho Arbitral da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Presidente de honra e proprietário do time, Joel Malucelli, declarou a imprensa que os colaboradores foram demitidos e que o time também não vai manter o trabalho que realizava nas categorias de base.

Integrante das empresas do Grupo J. Malucelli, conglomerado de mídia paraense fundado em 1966 e detentor de inúmeras empresas, o clube sediado na capital do estado sempre foi querido da população e chegou a ter momentos de destaque no futebol. Em campo, seus maiores feitos foram a conquista do Módulo Branco da Copa João Havelange de 2000, da Copa Paraná em 2007, além do vice-campeonato estadual conquistado em 2009.

J. Malucelli foi Corinthians-PR por cerca de três anos
J. Malucelli foi Corinthians-PR por cerca de três anos
NO CENÁRIO NACIONAL
Contudo, o popular Jotinha ganhou destaque mesmo entre 2009 e 2012, período em que foi, oficialmente, uma filial do todo poderoso Corinthians no Paraná.

Durante estes três anos o clube foi, inclusive, renomeado como Sport Club Corinthians Paranaense, uma clara tentativa de atrair patrocínio e outras rendas ao time.

Além, obviamente, de um intercâmbio realizado, principalmente, entre jogadores da base do clube paulista, que rumavam ao Jotinha para adquirir experiência. Em contrapartida, os paranaenses enviavam suas revelações para, no mínimo, passar períodos de experiência na capital paulista.

CRONOGRAMA DA QUEDA
A parceria com o gigante paulista chegou ao fim e com ela uma série de eventos que vieram a culminar no fechamento do clube. Em 2012 a equipe voltou a se chamar J. Malucelli e a conviver mais intensamente com o ostracismo. Em 2016, o clube foi punido pela escalação irregular de um jogador no estadual. Punido com a perda de 16 pontos, o Jotinha ainda foi excluído das quartas de final contra o Londrina e terminou rebaixado.

SEM CONDIÇÕES...
Na mesma temporada, o clube abdicou da vaga conquistada na Série D do Campeonato Brasileiro. A justificativa na ocasião foi o rebaixamento no estadual, que teria prejudicado o planejamento - julgado necessário - para a disputa do nacional.

O QUE FICA?
Malutrom de nascimento, o J. Malucelli, que já foi Corinthians, será lembrado pelo carinho recebido pelo time dos torcedores dos clubes grandes da cidade. Outra fato peculiar na história era a invasão, comumente, sofrida no Estádio Janguito Malucelli por coelhos. Os animais ganhavam notoriedade, uma vez que os 4200 lugares seriam dificilmente preenchidos.