Com gol do artilheiro Evair, Palmeiras era bicampeão paulista há 26 anos

Evair foi o principal goleador daquela edição com 23 gols feitos; Time alviverde somou 47 dos 60 pontos possíveis

por Federação Paulista (FPF)

Campinas, SP, 12 (AFI) - Após encerrar um jejum de conquistas em 1993, o Palmeiras se consagrava bicampeão paulista no ano seguinte. No dia 12 de maio de 1994, precisamente há 26 anos, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo soltava o grito de “É campeão” com uma vitória simples diante do Santo André com gol do artilheiro Evair. Foi o primeiro bicampeonato alviverde após deixar o nome de Palestra Itália em 1942.

Diferente do ano anterior, o Campeonato Paulista de 1994 foi disputado por 16 clubes com formato de pontos corridos. O regulamento previa que as equipes se enfrentassem em turno e returno e o campeão seria o time com maior pontuação. Sendo assim, as 12 equipes mais bem classificadas no Módulo Verde de 1993 e as quatro melhores do Módulo Amarelo -Novorizontino, Ferroviária, América e Santo André- seriam os postulantes ao título daquele ano.

Com gol do artilheiro Evair, Palmeiras era bicampeão paulista há 26 anos
Com gol do artilheiro Evair, Palmeiras era bicampeão paulista há 26 anos
Com a manutenção da base campeã em 1993, o Palmeiras apostou em reforços internacionais para a temporada 1994. O clube alviverde trouxe o goleiro paraguaio Roberto “Gato” Fernandéz, pai de “Gatito” Fernandéz, atualmente no Botafogo, e o colombiano Rincón, ex-América de Cali-COL, para se juntar a Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho, Zinho, Edmundo, Edílson e Evair.

Ao longo da campanha, o Palmeiras colecionou grandes apresentações como as vitórias diante da Ponte Preta (5 a 0), Ituano (6 a 1), Portuguesa (4 a 0) e Bragantino (6 a 0), além de vencer o Santos (4 a 1) e o São Paulo, bicampeão mundial na época, por 3 a 2. Com uma campanha sólida, o time de Vanderlei Luxemburgo chegou à penúltima rodada, diante do Santo André, precisando de apenas um triunfo simples para ficar com a taça.

O JOGO DO TÍTULO
Disputado no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, o confronto era de extrema importância para ambos os lados, já que o Palmeiras sonhava com a conquista do bicampeonato, enquanto os donos da casa lutavam contra o rebaixamento. Em um jogo tenso, Evair se aproveitou de cobrança de falta de Mazinho, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, e fez de cabeça o gol do título alviverde.

Na última rodada, o Palmeiras ainda venceria o Corinthians, por 2 a 1, com gols de Edílson e Evair, principal goleador daquela edição com 23 gols. Vale lembrar que a vitória na época valia dois pontos e os palmeirenses terminaram a campanha com 47 dos 60 pontos possíveis, com 20 vitórias, sete empates e apenas três derrotas, anotando 63 tentos e sofrendo apenas 22.

Foi a primeira vez que o Palmeiras conquistou o bicampeonato paulista consecutivo após deixar o nome Palestra Itália, em 1942. Ainda em 1994, o Palmeiras também conquistaria o bicampeonato brasileiro.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 1 x 0 Santo André
Data:
12/05/1994;
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André;
Público: 10.839;
Árbitro: Renato Marsiglia (RS);
Gol: Evair (19’ do 1Tº).

Palmeiras: Fernández; Cláudio, Tonhão (Alexandre Rosa), Ricardo (Amaral) e Roberto Carlos; César Sampaio, Rincón, Mazinho e Zinho; Edílson e Evair. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Santo André: Sílvio; Marcão, Agnaldo, Correia e Cipó; Candeias, Marcos Paulo (Zinho), Marquinhos, Jorginho e Rizza; Claudinho. Técnico: Jair Picerni.