Paulistão: Após reaproximação com FPF, Palmeiras visita Ituano e volta a exaltar torneio

Último título estadual do Verdão foi em 2008, à época sob comando de Luxemburgo, em cima da Ponte Preta

por Agência Estado

São Paulo, SP, 22 - O Palmeiras tentará a partir desta quarta-feira encerrar o jejum de 12 anos sem vencer o Campeonato Paulista.

A estreia será contra o Ituano, às 19h15, no estádio Novelli Junior. A edição 2020 também marca a reaproximação da diretoria com a Federação Paulista de Futebol - os dois romperam relações em 2018 após a final do torneio e voltaram a dialogar em agosto de 2019, no aniversário de 105 anos do clube.

O primeiro sinal de que a relação voltou ao normal está na declaração dos jogadores, que passaram a exaltar a competição.

"Ganhar o Campeonato Paulista é sempre muito bom, já faz um tempo (que não ganhamos), nos cobramos, falamos que é muito tempo, queremos ganhar. Vamos procurar fazer isso. Desde que o (técnico Vanderlei) Luxemburgo pisou aqui, o primeiro papo com a gente foi que era importante começar largando bem", declarou o goleiro Weverton.

Luxemburgo e Dudu conversam em treinamento do Palmeiras - César Greco / Ag. Palmeiras
Luxemburgo e Dudu conversam em treinamento do Palmeiras
PÉS NO CHÃO

O técnico Vanderlei Luxemburgo, no entanto, foi comedido ao comentar a primeira competição da temporada e pediu calma.

"Ainda não estamos no ideal. A gente vai conseguir o ideal dentro da competição, melhorando dia a dia. É continuar treinando. A expectativa é muito boa", disse o treinador em entrevista à TV Palmeiras.

O Palmeiras fez dois jogos nos Estados Unidos e conquistou o título da Florida Cup, após vencer nos pênaltis o Atlético Nacional com empate sem gols no tempo regulamentar e bater o New York City por 2 a 1. Esses compromissos e a pré-temporada de menos de 20 dias deram ao menos ao novo treinador uma ideia de time.

Sem contratações neste início de ano, as novidades são a presença de Felipe Melo na zaga e do jovem Gabriel Menino no meio-campo. Um problema de última hora foi a lesão do meia Bruno Henrique, com problema na coxa direita. O clube não divulgou previsão de retorno.

"O elenco está pronto, não está em seu 100% em condição física, mas está preparado. Sei que com o passar do tempo, pontualmente, o Palmeiras vai contratar. As pessoas acham que têm que ser de uma hora para outra, mas temos aqui uma base campeã e chegou um grande treinador para nos ajudar. O Palmeiras está no caminho certo. Creio que os reforços vão chegar conforme a necessidade, mas não podemos esquecer que temos uma base campeã", afirmou Weverton.

Campeão paulista em 2002 e 2014, o Ituano entra nesse Paulistão focado em fazer bonito mais uma vez. Com uma mescla entre remanescentes e reforços, o time dirigido por Vinícius Bergantin estreia ainda em busca da equipe ideal.

"Na pré-temporada conseguimos dar uma cara muito boa ao time, mas também entendemos que nunca dá para começar um campeonato 100%. Temos que ter muito equilíbrio para construir um caminho legal no Campeonato Paulista", prometeu o treinador.

"Tivemos mudanças principalmente nos atacantes, continuamos só com o Gui Mendes e o Luizinho, mas agora temos que trabalhar para potencializar o nosso jogo. Entendemos que a competição está mais difícil, até pela qualidade dos adversários, mas vamos em busca dos nossos objetivos", emendou.

Luxemburgo orienta titular em treinamento na Academia de Futebol - César Greco / Ag. Palmeiras
Luxemburgo orienta titular em treinamento na Academia de Futebol
AUSÊNCIA

A principal baixa em relação à temporada passada é o atacante Gabriel Martinelli, negociado com o Arsenal por cerca de R$ 30 milhões.

A nova esperança ou aposta no ataque é Gui Mendes, que foi destaque da campanha de acesso do Ituano no Brasileiro da Série D com oito gols marcados.

"A minha expectativa é muito boa, não só para o Paulistão, mas o ano todo. Venho trabalhando forte para que essa temporada venha a ser uma das melhores da minha carreira e do clube. A preparação final está sendo muito boa. O nosso grupo de jogadores é forte onde todo mundo tenta ajudar o outro. E isso para um começo de campeonato é um ponto muito positivo", finalizou.

O símbolo da equipe segue sendo o volante Corrêa, ex-Palmeiras. Ele também tem 39 anos. Fillipe Soutto, ex-Atlético Mineiro, também chama atenção. Tanto que ambos devem brigar pela titularidade no meio-campo.

Embora não tenha confirmado a escalação, Bergantin deve manter a base que utilizou nos jogos-treino realizados na pré-temporada com três atacantes.

Mercado da Bola
Palmeiras-SP
Elenco ainda não definido
  • Goleiros

    Weverton e Jailson

  • Laterais

    Marcos Rocha, Mayke, Diogo Barbosa e Victor Luis

  • Zagueiros

    Antônio Carlos, Gustavo Gómez, Luan, Vitor Hugo, Pedrão

  • Volantes

    Felipe Melo, Bruno Henrique, Matheus Fernandes, Jean e Ramires

  • Meias

    Gustavo Scarpa, Lucas Lima, Raphael Veiga e Zé Rafael

  • Atacantes

    Artur, Dudu, Deyverson, Carlos Eduardo, Gabriel Veron, Iván Angulo, Luiz Adriano e Willian

  • Técnico

    Vanderlei Luxemburgo