Copa do Brasil: Invicto, Palmeiras tenta abrir vantagem na briga pelo quarto título

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do alviverde paulista na disputa do torneio nacional

por Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

São Paulo, SP, 12 (AFI) - O Palmeiras é tricampeão da Copa do Brasil e divide o mesmo número de taças com o Flamengo e o Corinthians. Na campanha de 2018, o Verdão segue invicto na disputa do título, e entre os quatro jogos disputados na competição, venceu dois e empatou dois. O clube foi campeão em 1998, 2012 e 2015 e segue na briga pelo Tetra.

A Copa do Brasil de 1998 foi a 10ª edição da competição e foi o Palmeiras que levou a taça para casa naquele ano ao vencer o Cruzeiro na última partida da final, por 2 a 0. A equipe do Palmeiras de 1998 já era comandada pelo atual técnico do Verdão, Luiz Felipe Scolari (Felipão), que trabalhou muito para levantar a taça.

Com jogadores inesquecíveis como Alex, Arce e Zinho e ataque memorável com Paulo Nunes e Oséas, autores dos dois gols da final do campeonato, o clube era um dos melhores do país. Vinte anos depois, chega mais uma vez à reta final da Copa do Brasil com Felipão no comando e segue em busca do quarto título.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do Palmeiras na Copa do Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Conheça um pouco mais sobre a trajetória do Palmeiras na Copa do Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS
Em 2012, o Palmeiras conquistou o título pela segunda vez após derrotar o Coritiba por 2 a 0 em Barueri e empatar a partida decisiva no Couto Pereira por 1 a 1. Sem perder nenhuma partida, o Palmeiras foi o melhor ataque da competição, com 23 gols e a melhor defesa.

O clássico da saudade, como são chamados os confrontos entre Santos e Palmeiras, foi o duelo que decidiu a Copa do Brasil em 2015. O primeiro jogo foi no Estádio da Vila Belmiro, em Santos, com triunfo santista de 1 a 0 e o segundo embate, no Allianz Parque, em São Paulo, terminou com vitória do Palmeiras por 2 a 1, que levou a decisão para os pênaltis. Com o placar de 4 a 3, o Palmeiras levantou a taça pela terceira vez. Aquele ano a primeira vez na história que as duas equipes paulistas decidiram esse título nacional e a primeira vez que a final da competição é decidida em disputa de pênaltis.

ATUAL TEMPORADA
Neste ano, o Palmeiras foi o último a se classificar para a semifinal da Copa do Brasil. No primeiro jogo das quartas de final, o Verdão empatou com o Bahia em 0 a 0. No segundo embate, aos 28 minutos do segundo tempo, o Palmeiras abriu o placar com gol do atacante Dudu e emplacou 1 a 0 contra o tricolor. Com a vantagem, o time paulista se fechou e conseguiu administrar o resultado até o final. Classificado, o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, na disputa pela vaga da final da Copa do Brasil 2018.

 
 
" />