Fina diz que buscará nova data para Mundial após adiamento dos Jogos de Tóquio

Realizado de dois em dois anos, o próximo Mundial de Esportes Aquáticos está marcado para a cidade de Fukuoka

por Agência Estado

Campinas, SP, 24 - A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo japonês pelo adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 em um ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, vai causar problemas para diversas modalidades, que têm Mundiais marcados para 2021. Esse é o caso da Fina (Federação Internacional de Natação), que afirmou nesta terça-feira a ideia agora de procurar uma nova data para sua principal competição no ano que vem.

Realizado de dois em dois anos, o próximo Mundial de Esportes Aquáticos está marcado para a cidade de Fukuoka, no Japão, entre os dias 16 de julho e 1.º de agosto de 2021. Como a ideia do COI e das autoridades japonesas é remarcar os Jogos Olímpicos de Tóquio para o verão (do hemisfério norte) do ano que vem, haveria um conflito de datas.

Fina diz que buscará nova data para Mundial após adiamento dos Jogos de Tóquio
Fina diz que buscará nova data para Mundial após adiamento dos Jogos de Tóquio
"A Fina é muito consciente dos problemas que enfrentam os nadadores em todo o mundo, especialmente com respeito aos treinamentos e ao acesso às piscinas", disse a entidade, em nota oficial, ressaltando a sua preocupação com a pandemia do novo coronavírus.

O objetivo agora, de acordo com a Fina, é trabalhar estreitamente com os organizadores do Mundial de Fukuoka e com as autoridades japonesas para buscar uma melhor data para a realização do evento. "Temos que garantir o êxito da competição. É importante o bem estar dos atletas e disponibilizar as melhores oportunidades para que eles possam competir no mais alto nível", informou.

OUTRAS ENTIDADES
Além da Fina, a World Athletics, novo nome da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), já havia revelado que pretende adiar o Mundial de Atletismo, marcado para a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, em 2021, caso os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 fossem mesmo adiados em um ano.

De acordo com o calendário da World Athletics, o Mundial de Eugene, ao ar livre, está marcado entre os dias 6 e 15 de agosto. As datas, então, coincidiriam, mas isso não é problema para a entidade que comanda o atletismo no planeta.