Diamond League anuncia suspensão das três primeiras etapas da temporada

Disputa estava programada para começar no Catar, no próximo dia 17 de março, seguida por dois eventos na China

por Agência Estado

Campinas, SP, 17 - A Diamond League, principal série de eventos anualizada do atletismo, cancelou seus três primeiros eventos da temporada 2020.

A disputa estava programada para começar no Catar, em Doha, no próximo mês, no dia 17, seguida por dois eventos na China, em 9 e 16 de maio.

"Devido ao crescente número de países afetados pelo Covid-19, as três primeiras etapas da temporada 2020 da Diamond League, agendadas para 17 de abril no Catar, e 9 e 16 de maio na China não podem ser realizadas conforme o planejado", afirmou o comunicado da Diamond League.

Diamond League anuncia suspensão das três primeiras etapas
Diamond League anuncia suspensão das três primeiras etapas

Os organizadores da Diamond League disseram que restrições de viagem e preparações interrompidas causadas pelo surto de coronavírus tornaram impossíveis a organização dessas competições a tempo. Além disso, o Catar proibiu a entrada de estrangeiros no país no último domingo.

Com essa decisão, a temporada está agora prevista para começar em Estocolmo, em 24 de maio. Apenas um dos três encontros cancelados foi remarcado. O evento em Xangai foi reagendado para 13 de agosto. A etapa no Catar e a segunda na China, que estava com o local indeterminado, foram adiadas indefinidamente, mas podem ser reposicionadas após a data original de encerramento da Diamond League, em setembro, entre o dias 9 e 11, em Zurique.

A temporada 2020 da Diamond League contaria com um mudança no formato da competição, com uma disputa mais prolongada, de 15 encontros, com menos eventos em cada um.

O surto de coronavírus já havia afetado outra importante competição do calendário do atletismo. Foi o caso o Mundial Indoor em Nanquim, inicialmente agendado para este mês e que foi movido para 2021.