Adiamento de Tóquio-2020 é o primeiro da história dos Jogos Olímpicos

Em três oportunidades desde 1896 os Jogos foram cancelados e, pela primeira vez, serão adiados

por Agência Estado

Campinas, SP, 24 (AFI) - Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que seriam realizados entre julho e agosto, foram adiados por um ano. A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo japonês se deu em razão da pandemia do novo coronavírus. A Olimpíada foi realizada pela primeira vez em 1896, na Grécia, e essa será apenas a quarta vez que a competição não acontecerá na data prevista.

É a primeira vez que os Jogos Olímpicos são adiados em toda a história. Nas outras três vezes, a competição foi cancelada em razão de duas grandes Guerras Mundiais.

A primeira vez aconteceu em 1916. A competição seria disputada em Berlim, na Alemanha, mas foi adiada em razão da Primeira Guerra Mundial.

Em 1940 também não houve Olimpíada. Coincidentemente, a edição seria realizada inicialmente no Japão, sede da atual Olimpíada, mas o país estava em guerra com a China. A competição foi transferida para Helsinque, na Finlândia, e pouco tempo depois foi adiada em razão da Segunda Guerra Mundial, que também fez com que a edição de 1944 não fosse disputada. Ela iria acontecer em Londres, na Inglaterra.

Vale lembrar que após os Jogos de Tóquio, agora em 2021, a próxima edição do principal torneio esportivo do mundo acontecerá em Paris, na França, em 2024. E em 2028 a sede será Los Angeles, nos Estados Unidos.