Atletismo: IAAF confirma recém-criada Copa do Mundo com oito países de elite em Londres

Para homenagear os 100 anos desde que as mulheres tiveram direito ao voto na Inglaterra, cada país terá uma mulher como capitã

por Agência Estado

Campinas, SP, 05 - A British Athletics, entidade que comanda o atletismo na Grã-Bretanha, confirmou nesta segunda-feira a realização de uma recém-criada Copa do Mundo com os oito principais países da modalidade. Intitulada Athletics World Cup London 2018, acontecerá no Estádio Olímpico de Londres, entre os dias 14 e 15 de julho.

De acordo com nota publicada no site das Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), os países participantes são Estados Unidos, Grã-Bretanha & Irlanda do Norte (equipe unificada no evento), Polônia, China, Alemanha, França, Jamaica e África do Sul. Todos competirão por um prêmio de dois milhões de libras (cerca de R$ 9,1 milhões).

A competição terá todas as modalidades de campo e pista, inclusive a prova dos 1.500 metros. Cada país poderá escolher um homem e uma mulher para a disputa de cada modalidade. E para homenagear os 100 anos desde que as mulheres tiveram direito ao voto na Inglaterra, cada país terá uma mulher como capitã.

"Acho que é um dos eventos mais inovadores que estamos vendo no nosso esporte e por isso temos que agradecer à British Athletics e à prefeitura de Londres por criar e receber uma competição como essa", comentou o presidente da IAAF, Sebastian Coe.

O diretor da British Athletics, Richard Bowker, comentou que o evento mundial é uma extensão da ideia original de realizar uma competição entre Grã-Bretanha e Estados Unidos. "As sessões de cada modalidade acontecerão à noite. Não haverão etapas preliminares. Vamos direto para as finais", comentou.